Instituto Brasil África lança programa de capacitação para jovens durante a Cúpula da União Africana

Instituto Brasil África lança programa de capacitação para jovens durante a Cúpula da União Africana

O Youth Technical Training Program, programa de capacitação técnica para a juventude africana, tem por objetivo formar profissionais em áreas nas quais o Brasil é referência mundial. O programa teve sua primeira edição em 2017 e já formou dezenas de jovens.

A 37ª Sessão Ordinária da Cúpula da União Africana acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2024 em Adis Abeba, na Etiópia. O evento reúne chefes de Estado e Governo das 54 nações africanas e discute, nesta edição, o tema “Educar um africano para o século XXI: Construindo estruturas resilientes de educação para ampliar o acesso a uma aprendizagem inclusiva, constante, de qualidade e relevante na África”.

O Instituto Brasil África (IBRAF) estará representado pelo presidente João Bosco Monte que anunciará, durante a Cúpula, a edição 2024 do Youth Technical Training Program (YTTP). Esta é a principal bandeira de capacitação do IBRAF no âmbito da Cooperação Sul-Sul e Triangular.

Nesta edição especial, o IBRAF e suas instituições parceiras irão selecionar 1000 jovens africanos, com idades entre 18 e 39 anos, para uma imersão educativa no Brasil. O programa tem como foco o setor da agricultura e do desenvolvimento rural, mas abrange, ainda, as áreas da saúde, tecnologia da informação, educação, esporte, empreendedorismo, entre outras. 

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que faz sua primeira viagem oficial à África este ano e participa da Cúpula, foi convidado para o lançamento da edição 2024 do YTTP. A iniciativa reforça a agenda brasileira de reaproximação das relações diplomáticas entre o Brasil e o continente africano.

“O lançamento do YTTP durante a Cúpula é absolutamente oportuno, uma vez que o evento, este ano, debate a educação e a presença do presidente Lula reforça a retomada das relações entre o Brasil e a África”, ressalta João Bosco Monte.

Veja Também:  No Senegal, a democracia ameaçada se mostrou resiliente

O lançamento da edição especial do YTTP, que tem apoio do governo dos Emirados Árabes Unidos e diversas organizações internacionais, acontece no próximo dia 17 de fevereiro, no Hotel Skylight, na capital etíope. Confirmaram participação representantes de instituições parceiras do IBRAF, como o Dr. Simeon Ehui, diretor geral do Instituto Internacional de Agricultura Tropical; o Dr. Martin Fregene, diretor de Agricultura do Banco Africano de Desenvolvimento; e Zemedeneh Negatu, Presidente Global do Fairfax Africa Fund.

*Sobre o YTTP*

O Youth Technical Training Program, programa de capacitação técnica para a juventude africana, tem por objetivo formar profissionais em áreas nas quais o Brasil é referência mundial. O programa teve sua primeira edição em 2017 e já formou dezenas de jovens.

No Brasil, a iniciativa conta com uma importante parceria entre o IBRAF e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As edições anteriores receberam financiamento da German Corporation for International Cooperation (GIZ), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A primeira turma deve viajar ao Brasil em junho de 2024.

Mais informações sobre o Youth Technical Training Program podem ser acessadas em https://ibraf.org/pt/projects/yttp-ptb/

*Contato para entrevista*: João Bosco Monte, presidente do Instituto Brasil África.

(Favor considerar o fuso horário etíope de seis horas à frente do horário de Brasília).

Tagged: , , , , ,

Leave comment