Diálogos AMSUR: Integração regional – importância e perspectivas
Com a participação de Tarso Genro, ex-Governador do Rio Grande do Sul e ex-Ministro da Educação, da Justiça e das Relações Institucionais e Pedro Silva Barros, trabalha no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (Brasília), e foi Diretor de Assuntos Econômicos da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).
A importância de que se desenvolva uma forte integração e interação entre os países da América Latina e Caribe, mas particularmente dos países da América do Sul, tem múltiplos aspectos. De um lado, cria sinergias para um desenvolvimento harmônico entre os países, seja no que diz respeito à economia, permitindo a formação de cadeias de valor de caráter supranacional, seja pelo desenvolvimento de políticas articuladas de defesa e desenvolvimento de biomas comuns a distintos países, seja ainda na possibilidade de desenvolvimento social , dada a intensa movimentação de pessoas entre os distintos países, seja também porque amplifica a força do conjunto regional articulado, na construção de um mundo multipolar e pacífico.
Essa integração, que se havia esgarçado nos últimos anos, retoma possibilidades com a ascensão de novos governos em vários países e dada a variada de interesses sinérgicos que se podem colocar.
Para discutirmos essas distintas dimensões, contaremos com a participação de:
Tarso Genro, ex-Governador do Rio Grande do Sul e ex-Ministro da Educação, da Justiça e das Relações Institucionais e Pedro Silva Barros, trabalha no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (Brasília), e foi Diretor de Assuntos Econômicos da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).
Publicado originalmente no site da AMSUR
Instituto Sulamericano para a Cooperação e a gestão estratégica de políticas públicas. Acompanhe as atividades em amsur.org