Imagem 1

Institutos AMSUR e Novos Paradigmas: Integração Sul-Americana – Avanços e Perspectivas. Assista ao vídeo.

Institutos AMSUR e Novos Paradigmas: Integração Sul-Americana – Avanços e Perspectivas. Assista ao vídeo.

Com a participação de Tarso Genro, ex-Governador do Rio Grande do Sul e ex-Ministro da Educação, da Justiça e das Relações Institucionais e Pedro Silva Barros, trabalha no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (Brasília), e foi Diretor de Assuntos Econômicos da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL). Parceria: Fórum 21, Fórum Permanente da Intelectualidade…

Neste passado 30 de maio, a convite do Presidente Lula, reuniram-se em Brasília os representantes dos doze países que conformam o continente da América do Sul, sendo onze deles chefes de estado. Ali discutiu-se a importância de movimentos de retomada de mecanismos de integração entre os países, abordando ângulos da economia, da cultura, da defesa dos biomas, da infraestrutura comum, da integração energética, entre outros. Na mesma semana, reuniu-se em Montevidéu, a convite do Instituto Novos Paradigmas e da organização Chile 21, uma parte dos signatários da Carta aos Presidentes, que havia sido endereçada aos chefes de Estado do Continente, com a lógica da retomada dessa integração continental.

Apesar da explicitação de nuances distintas no enfoque dado por cada país ao processo de aproximação e articulação supranacional, ficou patente a manifestação de interesses comuns, conformando-se, ao nível das chancelarias, a articulação de um grupo de trabalho voltado a desenhar os mecanismos que se façam necessários à integração.

Para motivar essa conversa nesta edição do Diálogos AMSUR, contaremos com a participação de:

Tarso Genro, ex-ministro da Justiça, da Educação e das Relações Institucionais. bem como ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre

Pedro Silva Barros, técnico do IPEA especializado no tema da integração e ex-diretor de assuntos econômicos da Unasul

Tagged: , , ,

Leave comment