Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Mídia internacional destaca falas de Lula sobre inação de serviços de inteligência

Mídia internacional destaca falas de Lula sobre inação de serviços de inteligência

FOCOS21 – O BRASIL NA MÍDIA MUNDIAL – 19/01/2023

O noticiário sobre o Brasil em veículos internacionais nesta quinta-feira (19/01) deu foco aos desdobramentos da fracassada tentativa de golpe do dia 08 de janeiro e à política para a defesa do meio ambiente e povos originários sob o novo governo.

O noticiário sobre o Brasil em veículos internacionais nesta quinta-feira (19/01) deu foco aos desdobramentos da fracassada tentativa de golpe do dia 08 de janeiro e à política para a defesa do meio ambiente e povos originários sob o novo governo. Nos cadernos de economia e em jornais especializados, teve grande destaque escândalo bilionário das Lojas Americanas.

A Agência Reuters publicou duas matérias atinentes à tentativa de golpe do dia 8 de janeiro. Destaca declarações do Presidente Lula em entrevista à GloboNews, criticando a atuação dos serviços de inteligência em face do atentado e levantando de participação de militares:

“‘Cometemos um erro elementar: a minha inteligência não existiu (naquele dia)’, disse Lula ao canal de TV GloboNews numa entrevista. ‘Temos inteligência do Exército, inteligência da Força Aérea, ABIN; nenhum deles me avisou’.
https://www.reuters.com/world/americas/brazils-lula-says-intelligence-services-failed-ahead-brasilia-riots-2023-01-18/

Lula disse anteriormente que suspeitava haver conluio de ‘pessoas das forças armadas’ no atentado, durante o qual milhares de bolsonaristas invadiram e saquearam o edifício do Congresso, o palácio presidencial e o Supremo Tribunal Federal.”
https://www.reuters.com/world/americas/brazils-lula-says-intelligence-services-failed-ahead-brasilia-riots-2023-01-18/

Ainda, a Agência noticiou descoberta da organização de direitos humanos Global Witness, mostrando que a plataforma Facebook continua permitindo a veiculação de anúncios incentivando atos golpistas e violentos, apenas dias após a invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília:

“Quatro dias após o atentado, a organização de direitos humanos Global Witness descobriu que o Facebook ainda permitia anúncios contendo ameaças de morte e outros apelos à violência na sua plataforma. Utilizando contas falsas, o grupo apresentou 16 anúncios falsos para serem publicados na plataforma, 14 dos quais foram aprovados para publicação.

Veja Também:  Após reunião com Lula, Silvio Almeida é demitido do governo

Entre os anúncios aprovados estavam mensagens que diziam, em português: ‘Precisamos desenterrar todos os ratos que tomaram o poder e matá-los’, ‘Precisamos de uma intervenção militar para restaurar o Estado de direito’, e ‘Morte aos filhos dos eleitores de Lula’.”
https://www.reuters.com/world/americas/facebook-approved-ads-promoting-violence-wake-brazil-riots-report-2023-01-19/

O jornal Washington Post publicou artigo tratando das expectativas para o enfrentamento às questões climáticas e à devastação das florestas brasileiras, em meio à participação da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Não sem tecer algumas linhas sobre o cenário político do país em face do atentado de 8 de janeiro:

“Sob Bolsonaro, os regulamentos ambientais foram abandonados, e as agências federais encarregadas de proteger a floresta tropical e as comunidades indígenas foram desmanteladas ou evisceradas.

Lula e os seus aliados prometeram reverter estas tendências. ‘O Brasil desempenha um papel fundamental como um país biodiverso, com enormes florestas’, disse Marina Silva (…). ‘Não havia futuro com as políticas que Bolsonaro pôs em prática’.”
https://www.washingtonpost.com/world/2023/01/19/brazil-environment-minister-climate-bolsonaro-legacy/

Demissão de 26 dos 27 chefes da Polícia Rodoviária Federal, conhecida pela sua dinamização política pró-bolsonarista, noticia a agência cubana Prensa Latina 
https://www.prensa-latina.cu/2023/01/19/gobierno-brasileno-releva-26-de-27-jefes-de-policia-de-carreteras

O jornal Financial Times trata das “inconsistências” multimilionárias envolvendo a contabilidade da varejista Americanas, apontando conflitos entre credores da empresa e seus fiadores, em meio a suspeita de fraudes envolvendo acionistas, diretores e controladores. 
https://www.ft.com/content/44b018a1-866b-4510-94b6-00ead40bb2ac

Sobre as Lojas Americanas, a Agência Reuters noticiou a concessão, por tribunal brasileiro, de proteção em caso de falência à varejista.
https://www.reuters.com/business/retail-consumer/brazils-americanas-considering-filing-bankruptcy-2023-01-19/

Leave comment