Programas – de 1º a 8 de novembro
*A Unctad, Agência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento, acaba de anunciar: caso o Estado palestino independente fosse criado, Israel teria que repartir receitas de petróleo e gás estimadas em mais de meio trilhão de dólares. Atualmente, a exploração de ricos campos de gás natural no Mar Mediterrâneo, em frente à Faixa de Gaza (Bacia do Levante), tem sido feita exclusivamente por Israel. Ao todo, são US$ 524 bilhões em combustíveis que deveriam ser compartilhados com os palestinos, é a estimativa da Unctad.
*Nova York: amanhã, sábado, dia 02, grande concentração na Union Square para protestar Vote Não ao Genocídio, repudiando o sufrágio a candidatos ao governo, dia 05, que continuem enviando fundos para Israel seguir cometendo genocídio contra o povo palestino. Mobilização organizada para todo o país.
*Sugestão de leitura: o romance A Cicatriz de David, de autoria da escritora e jornalista palestina Susan Abulhawa. No site A Terra É Redonda, ela é autora de um artigo no qual denuncia, após ter estado em Gaza e presenciado o massacre: “O que eu vi foi um holocausto”, escreve. Susan Abulhawa é ativista palestino-americana de direitos humanos, autora de vários livros, e fundou a organização não governamental Playgrounds para a Palestina, para crianças refugiadas (Editora Record).
*Forte repúdio e repercussão internacional à notícia da lei votada pelo Knesset, o parlamento israelense, embargando a presença em Gaza de funcionários da UNRW, a agência da ONU para refugiados. Alegação: seus funcionários seriam afiliados ao Hamas. A interdição afeta também o fornecimento de serviços sociais de saúde e educação na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental, segundo a ONU.
*Lembrar o significado em árabe da palavra Gaza: feroz, forte. E de Hamas: zelo, força, bravura.
*Outra sugestão de leitura, da Esquina do Livro, no programa Tempo Contemporâneo: a obra Em Câmera Lenta, do cineasta Renato Tapajós. A primeira edição desse livro sobre a luta armada contra a ditadura civil-militar de 64 e a repressão e a tortura, é de 1977, quando seu autor foi preso. Dois anos depois, ao ser libertado, foi publicada a segunda edição; mas ele voltou a ser detido. O livro foi escrito em letra miúda, em pequenos retalhos de papel de seda entregues às escondidas aos pais de Tapajós quando eles visitavam o filho na cadeia. Relançado há dois anos pela Editora Carambaia, é considerado um dos romances de maior impacto sobre o período do regime militar.
*Mega-feriadão do G20 no Rio de Janeiro: o recesso vai se estender durante seis dias, de sexta-feira, 15/11, Dia da Proclamação da República, até o Dia da Consciência Negra, quarta, 20/11. A cidade recebe a cúpula dos chefes de estado dias 18 e 19/11. Setores que permanecem abertos: comércio de rua, bares, restaurantes, padarias, hotéis, pousadas, shoppings, teatros, cinemas, bibliotecas, shopping centers e pontos turísticos.
*O Museu de Arte Moderna (MAM), no centro do Rio de Janeiro, foi reformado e está pronto para receber a Cúpula dos Líderes do G20, dias 18 e 19. O MAM é um ícone da arquitetura brasileira, assim como o seu entorno, igualmente recuperado, com jardins assinados por Roberto Burle Marx.
*Em março próximo estreia o aguardado documentário Milton Bituca Nascimento, que acaba de completar 82 anos. Mais um querido artista da idade de ouro do século XX em atividade. O filme acompanha o músico na sua turnê de despedida. Confira aqui.
*O histórico bloco baiano Bloco Ilê Aiyê, um patrimônio da cultura brasileira, está completando 50 anos. Meio século de luta, danças, música, negritude e resistência às dificuldades. A grande festa está sendo hoje, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.
*O Canal Brasil, a partir de amanhã, dia 02, até o dia 23, festeja o Mês da Consciência Negra apresentando uma faixa musical com Elza Soares, Seu Jorge, Margareth Menezes, Alcione, Jorge Aragão, Dona Ivone Lara, Milton Nascimento. E mais: filmes, curtas e longas-metragens, séries e documentários de diretoras negras. A maratona dos filmes será dia 20. Entre os longas: Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo; Bróder, de Jeferson De; Um Dia com Jerusa, de Viviane Ferreira; Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado; Mirador, de Bruno Costa; Lima Barreto ao Terceiro Dia, de Luiz Antonio Pilar; Raízes, de Simone Nascimento e Well Amorim; e Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso. Entre os longas, A Revolta dos Malês, de Jeferson De e Belisario Franca. Rodado na Bahia, o filme resgata o maior movimento de revolta de escravizados na história brasileira.
*O livro Democracia Versus Neoliberalismo, organizado pelo professor Wagner Romão, da Unicamp, reúne dezessete artigos de especialistas sobre o novo momento vivido pelo Brasil e iniciado em 2023. Trata-se de uma parceria entre a Fundação Perseu Abramo e a Hucitec Editora. O texto inicial é do professor Romão e se desenvolve em torno da indagação de como enfrentar uma pós-vitória eleitoral, e continua com a questão de “compreender o neoliberalismo para superá-lo com democracia e políticas públicas”. Entre os autores dos artigos: Juarez Guimarães, Ladislau Dowbor, Flávia Biroli, Matilde Ribeiro, Andréia Galvão, Monica Valente, Gastão Wagner de Sousa Campos, Aldaiza Sposati, Renato Cymbalista, Marilane Oliveira Teixeira, Nalu Faria (in memoriam), Tica Moreno, Walter Belik, Susana Durão, Leonardo Barci Castriota e Luiz Marques. A versão digital já está disponível no site da Fundação Perseu Abramo. Clique aqui para baixar o livro.
*Sumud em tempos de genocídio: ocupação e saúde mental, da psiquiatra palestina Samah Jabr, discute traumas históricos vividos na Palestina ocupada durante 30 anos. O conceito de sumud vem desde o tempo do mandato britânico e expressa um estilo de vida voltado para a resistência dos que são privados de direitos materiais (Editora Tabla).
*A maioria das crianças e adolescentes brasileiros acessa as redes sociais várias vezes ao dia, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, recém-divulgada. Segundo o estudo, 24% das crianças e dos adolescentes tentam reduzir o tempo na internet e não conseguem. E 22% admitem navegar sem real interesse. Os dados também indicam que 22% dos jovens passam menos tempo que antes com a família e amigos. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, o índice chega a 30%.
*Duas feiras de fim de ano imperdíveis organizadas pelo Consórcio Nordeste com o objetivo de fortalecer a economia e os agricultores da região. O Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e a 3ª edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária. De 11 a 15 de dezembro. O circuito das duas: Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Piauí, este mês. Em dezembro, Maranhão, Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco.
*Faleceu em Santa Catarina, aos 84 anos, o carioca Arthur Moreira Lima, um dos grandes pianistas brasileiros do século XX. Chamado pela revista Suisse de “Pelé do piano”, em 2003 Moreira Lima criou e desenvolveu o projeto Um piano pela estrada. Percorreu cidades brasileiras com um caminhão que se transformava em um palco onde se apresentava o apaixonado torcedor do Fluminense.
*Picadinho: */* A Editora Expressão Popular organizando uma feira virtual de livros com descontos nas vendas de até 60%. */* O Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar abriu inscrições, até o dia 16, para a mostra competitiva de filmes curtas no Ceará com temas que abordam ecologia e direitos humanos. Filmes com até 30 minutos de duração e finalizados após 1º de janeiro de 2022. */* Campanha oficial de apoio a Cuba que enfrenta grave crise energética. Bloqueio econômico de mais de 60 anos, sanções, dependência de petróleo estrangeiro e furacões. Ajude a quem ajuda o do lado é o lema do movimento organizado pelo MST. Doações para a Câmara Empresarial Brasil/Cuba. /* Na seleção dos mais vendidos, mês passado, nas livrarias do Rio: História, estratégia e desenvolvimento: para uma geopolítica do capitalismo, de José Luís Fiori.
Jornalista.