BAHIA: Governo presente cuida da gente

Lula assume presidência do Mercosul centrado em exigências do acordo com União Europeia

Lula assume presidência do Mercosul centrado em exigências do acordo com União Europeia

Agenda política

Carmen Munari

O presidente Lula participa da 62ª. Cúpula do Mercosul em Puerto Iguazú, na Argentina, na terça-feira (04/07), quando assume a presidência temporária de seis meses da entidade. O encontro deve se centrar nas questões do acordo com a União Europeia entre os líderes de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além dos outros países sul-americanos associados.

 A União Europeia fez novas exigências ambientais para assinar o acordo de livre comércio e tem exercido forte pressão aos futuros associados principalmente por meio de veículos de imprensa europeus. Lula vê uma “ameaça” por parte do bloco europeu e quer mudanças no texto do acordo, que vem sendo negociado há mais de 20 anos. Regras para compras de produtos por governos também pesam na negociação.

* Nesta segunda-feira Lula participa de cerimônia de início das obras de um lote Ferrovia de Integração Oeste-Leste em Ilhéus. Em Brasília, participa de cerimônia de sanção ao projeto de lei que trata da igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens.

*Lula deve comparecer (a confirmar) em reunião de cúpula da União Europeia/Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe), em Bruxelas, em 17 de julho.

*No sábado (08/07) Lula vai à cidade de Letícia, na Colômbia, para a Reunião Técnico-Científica da Amazônia.

Pauta econômica

A Câmara dos Deputados tem ampla pauta econômica de votações nesta semana, de difícil aprovação em todos os itens. Estão na agenda de votações a partir desta segunda-feira (03/07) as alterações realizadas pelo Senado ao novo regime fiscal, mudanças no Carf e a recriação do Programa de Aquisição de Alimentos, além da discussão sobre a reforma tributária, que poderá criar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Na regra fiscal, o relator do texto no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), excluiu dos limites o Fundo Constitucional do Distrito Federal, voltado a investimentos em segurança, saúde e educação no Distrito Federal, a complementação do Fundeb e investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Também foi incluída estimativa de inflação anual para ampliar o limite de gastos ainda na fase de elaboração do Orçamento. No caso do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), que tranca a pauta, há questões como reivindicações dos auditores e acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em janeiro, o governo publicou uma medida provisória que restabelece o voto de desempate no Carf. O recesso parlamentar tem início em 17 de julho.

Para tentar garantir as votações, a Câmara cancelou todas as reuniões de comissões – inclusive CPIs e a CPMI do 8 de janeiro nesta semana. As votações devem ser o tema político da semana.

Veja Também:  Jornalista brasileira em Caracas participa de debate sobre eleições de domingo (veja vídeo)

A Comissão de Minas e Energia teria audiência pública sobre a exploração de petróleo e gás na foz do rio Amazonas com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Ibama na quarta-feira (05/07). E o ex-ajudante de ordens tenente-coronel Mauro Cid estava agendado para comparecer à CPI de 8 de janeiro na terça-feira (04/07).

BC

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado sabatina na terça-feira (04/07) o economista Gabriel Muricca Galípolo e o advogado Ailton de Aquino Santos. Eles foram indicados pelo presidente Lula para a diretoria do Banco Central.

Petroleiros

Para rememorar os 40 anos da histórica greve de 1983, ocorrida simultaneamente na Refinaria de Paulínia (Replan), no interior de São Paulo, e na Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na região metropolitana de Salvador (BA), os petroleiros farão um ato político no sábado (08/07), às 9h30, na sede de Campinas (SP) do Sindipetro Unificado. A atividade terá a presença de trabalhadores de ambas as refinarias que participaram da paralisação, além de outros convidados (acadêmicos, sindicalistas e representantes do governo federal). Já confirmaram presença o professor aposentado de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-presidente da Petrobras [2005-2012], José Sérgio Gabrielli, e a presidenta da Comissão de Anistia, Eneá de Stutz e Almeida.

MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza a campanha “Tô com o MST” em que entidades e personalidades passam a apoiar as lutas da entidade. Os 10 motivos para apoiar a entidade e as adesões recebidas até agora estão no site do MST.

Justiça de Transição

Na quinta-feira (06/07), às 19h30, debate com Rosa Cardoso, ex-coordenadora da Comissão Nacional da Verdade, e Nilmário Miranda, assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos, sobre “Justiça de Transição e Democracia no Governo Lula, conceitos, retrocesso e avanços”. Iniciativa conjunta do Canal Pororoca, Movimento Geração 68 e do Fórum 21 – Portal das Esquerdas, com o apoio do Fórum Permanente da Intelectualidade Orgânica. Para receber o acesso à sala do evento clique aqui – ou o copie e cole no seu WhatsApp e clique nele. Assim você estará dentro do grupo provisório de WhatsApp e receberá o acesso à sala até às 12h30 do dia 06/07:

Tagged: , , , , , , , , ,

Leave comment