“A Batalha do Chile” de Patricio Guzmán, um documentário fundamental

“A Batalha do Chile” de Patricio Guzmán, um documentário fundamental

Dividido em três partes e com imagens de época, o filme traz os antecedentes do golpe e a derrubada do governo socialista de Salvador Allende no Chile, em 11 de setembro de 1973.

Considerado um clássico do cinema de exílio e peça-chave em qualquer filmografia sobre os golpes na América Latina, “A Batalha do Chile” de Patricio Guzmán é uma obra-prima de cinco horas de duração, dividida em três partes, que traz os antecedentes do golpe no Chile e a derrubada do governo socialista de Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973.

O documentário levou seis anos para ser finalizado. Com o golpe militar, o cineasta chileno foi obrigado a se exilar em Cuba, onde terminou a primeira parte “A Insurreição da Burguesia”, que começa em março de 1973, já com Allende na presidência, em meio às eleições parlamentares do Congresso.

Na segunda parte, “O Golpe de Estado”, Guzmán traz os episódios que levaram à derrubada do governo, eleito democraticamente em 1970, até o bombardeio do La Moneda. Na última parte, “O Poder Popular”, temos um pequeno vislumbre da organização dos trabalhadores sob o governo Allende e de sua luta contra a oposição, em 1972/1973.

Composto por imagens de época, por exemplo, cenas da greve dos caminhoneiros no Chile, financiada pela CIA, ou do comício histórico de Allende, que reuniu 800 mil pessoas em Santiago, o documentário acumula premiações desde que venceu o Grand Prix, em 1975 e 1976, no Festival Internacional de Cinema de Grenoble. É passagem obrigatória para especialistas, militantes e para todos os interessados na história do Chile e da América Latina.

No Canal da União da Juventude Comunista (UJC) no YouTube, é possível acessar a íntegra das três partes do documentário, basta clicar nos links abaixo:

Veja Também:  Lula quer estratégia internacional contra extrema-direita

Parte I – A Insurreição da Burguesia
https://www.youtube.com/watch?v=pgBh5SiIEg4

Parte II – O Golpe de Estado
https://www.youtube.com/watch?v=UEw7aL1jjcI

Poder III – Poder Popular
https://www.youtube.com/watch?v=LoXNBJ2X4Ck

Confira também o documentário de Guzmán “Chile, Memória Obstinada”, de 1997, que traz uma perspectiva mais pessoal e entrevistas com várias pessoas que participam de “A Batalha no Chile”. Acesse https://www.youtube.com/watch?v=fOVV5R7lsuI


Imagem de Capa: Reprodução/ “A Batalha do Chile”

Tagged: , , ,

Leave comment