MiniCurso Fatoflix. Comunicação em tempos de Internet: Copyleft ou Copyright?

MiniCurso Fatoflix. Comunicação em tempos de Internet: Copyleft ou Copyright?

Quinzena Especial Cinema e Comunicação, que estreia neste sábado (14/09) na Fatoflix, dialoga com o Seminário Internacional de Comunicação para a Integração Latino-Americana, iniciativa do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e da Agência de Comunicação Internacional Inter Press Service (IPS), que ocorre em São Paulo nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

POR TATIANA CARLOTTI

A revolução tecnológica transformou a nossa forma de estar no mundo e, ao mesmo tempo, abriu um horizonte em termos de acesso, compartilhamento e transformação do conhecimento.

Em The Master Switch, traduzido por Impérios da Comunicação pela Zahar, o professor Tim Wu (Columbia Law School) analisa a história da comunicação no século XX, mostrando que todas às vezes que irrompe uma inovação na comunicação, nós temos um período de abertura e, logo em seguida, de fechamento por pressão do monopólio, do controle e da censura.

É o que acompanhamos na disputa de Elon Musk contra as leis que garantem a soberania brasileira, na guerra dos grandes estúdios de cinema contra o compartilhamento de filmes e músicas, na transformação das plataformas em verdadeiros canhões disparadores de mentiras contra democracias, valores civilizatórios e a própria ciência.

Ao mesmo tempo, com a chegada da internet surge uma nova cultura, transformando a forma como fazemos arte, ciência, política e comunicação. É sobre esse novo mundo e os embates deste processo que abordam os filmes deste minicurso. Eles fazem parte da Quinzena Especial Cinema e Comunicação, que estreia neste sábado (14/09) na Fatoflix, e podem ser usados em cursos, debates e outras ações do campo progressista e democrático.

A Mostra dialoga com dois seminários sobre comunicação que acontecerão nas próximas semanas: o Seminário Internacional de Comunicação para a Integração Latino-Americana, iniciativa do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e da Agência de Comunicação Internacional Inter Press Service (IPS), que ocorre em São Paulo nos dias 20, 21 e 22 de setembro. E o Seminário Ditadura e Jornalismo no Cone Sul, promovido pelo Portal Desacato de Santa Catarina, no dia 21 de setembro, das 14h às 20h.

A partir dos três filmes desta semana é possível debater:

  • O novo mundo que se abriu com a internet e as transformações na nossa forma de pensar a cultura, a comunicação e a própria ciência;
  • A construção de uma internet livre e democrática e como diferentes países estão respondendo aos novos desafios neste sentido;
  • A reação pesada das poderosas corporações e, em particular, da indústria do entretenimento, em defesa do monopólio e do controle dessas transformações.

MINICURSO FATOFLIX. COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE INTERNET

1. CULTURA DO REMIX: UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL

RIP! A Remix Manifesto!
Brett Gaylor, EUA, 2008
ASSISTA NA FATOFLIX

“Este filme é sobre uma guerra. Uma guerra pelas ideias”, assim começa o documentário do ciberativista Brett Gaylor, que aborda os cinco pontos do manifesto da cultura do remix, escrito por Lawrence Lessig, e um dos fundadores do Creative Commons.

Veja Também:  Programas - de 21 a 29 de novembro

Um debate apaixonante sobre um movimento em curso que questiona os limites dos direitos autorais e da propriedade intelectual, inicialmente criados para proteger a criatividade, mas hoje verdadeiras barreiras ao exercício livre da criatividade e da produção cultural.

A liberdade de criação e de expressão é debatida por artistas, pensadores, especialistas em direitos autorais, vítimas de processos, além do próprio Lessig. Também participam o então ministro da Cultura Gilberto Gil e o escritor canadense Cory Doctorow, entre outros.

Acompanha a discussão, uma trilha sonora inteiramente remixada que traz os acordes deste novo mundo.


INTERNET LIVRE, ISSO É POSSÍVEL?

Cena do documentário FreeNet.

FreeNet
Pedro Ekman, Brasil, 2016
ASSISTA NA FATOFLIX

Quem manda na Internet? Até que ponto somos livres para acessar conteúdos e nos expressarmos na rede? Quais as implicações de nos tornarmos não apenas consumidores, mas produtores de informação? Ainda é possível termos privacidade? Como garantir a conexão para todos e com baixo custo? Aliás, a Internet precisa ser paga?

Questões como estas são debatidas neste documentário de Pedro Ekman, que entrevistou estudiosos e ativistas como Lawrence Lessig, Jacob Appelbaum, Edward Snowden, Nnenna Nwakanma, Frank William La Rue, Sérgio Amadeu e tantos outros.

O documentário também acompanha o funcionamento da internet em países da África, nos Estados Unidos, no Uruguai e no Brasil. Um filme fundamental sobre os desafios da Internet, que nos ajuda a compreender com profundidade questões que se encontram plena ebulição atualmente.


A REAÇÃO DAS CORPORAÇÕES

TPB AFK: The Pirate Bay Away from Keyboard
Simon Klose, Suécia, 2013
ASSISTA NA FATOFLIX

Poucos dias após ser lançado, o documentário do sueco Simon Klose ultrapassou 1,1 milhão de visualizações no YouTube e teve milhares de downloads, ao trazer a história dos fundadores do The Pirate Bay, um site de compartilhamento de arquivos na internet, considerado o “Rei dos Torrents”.

Em 2009, seus fundadores travaram uma batalha judicial contra os poderosos estúdios de Hollywood e foram condenados a um ano de prisão e a uma multa equivalente a 3,5 milhões de dólares. O site foi bloqueado em vários países, inclusive, no Brasil.

O filme estreou no 63º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2013, e desde então vem sendo livremente disponibilizado. Um contundente atestado do descompasso do Direito frente às transformações tecnológicas e da força das corporações contra o acesso livre e generalizado à cultura e ao conhecimento.

Tagged: , ,