Programas: de 23 a 30 de junho

Programas: de 23 a 30 de junho

Discurso de Lula em Paris, música inédita dos Beatles com a voz de John Lennon – feita com ajuda de IA, exposição em memória de Lupicínio Rodrigues e trailer do novo filme de Kleber Mendonça Filho estão entre os destaques desta edição

*O Presidente Lula e o grupo Coldplay: em março último, ele e o líder da banda inglesa se encontraram, durante uma turnê brasileira, quando Chris Martin deu de presente ao Presidente um violão com seu autógrafo. Em novembro de 2025 o grupo deve se apresentar durante a COP-30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Belém, encontro de chefes de estado para discutir questões climáticas. E esta semana Lula discursou, com garbo e com toda sua energia, no Campo de Marte, a Torre Eiffel ao fundo, para uma multidão que participava da festa da música do Power Our Planet organizado pelo grupo Global Citizen em Paris. O Coldplay estava ao fundo, no palco. Assista ao discurso de Lula:

*Presidente Lula em Paris: “Vamos ser muito duros contra toda e qualquer pessoa que quiser derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado. Faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”.

*E mais: “A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas também pertence à humanidade”.

*Lula lembrou com simplicidade o que raras vezes ouvimos alguém relembrar: “Quem poluiu o planeta nesses últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução industrial. E por isso têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”.

*Programa carioca de hoje (23/06): concentração na Cinelândia, às 17 horas, para o Ato pelo Clima e Contra o Desmonte Socioambiental no Congresso Nacional.

*A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais faz a festa, dia 23 de agosto, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com a entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes eventos do audiovisual nacional. Até agora os dois filmes com maior número de indicações são Medida Provisória, de Lázaro Ramos, e Marte Um, de Gabriel Martins. A transmissão da festa será pelo Canal Brasil e pelo youtube da Academia. Confira os finalistas e todas as indicações clicando aqui. A propósito da indústria do audiovisual brasileira, comemora a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia: “Viva a nossa insistência!”.

*O que a publicidade classifica como “a última música dos Beatles com a voz do de John Lennon”, será lançada este ano com a ajuda da Inteligência Artificial, promete Paul McCartney, em recente entrevista à BBC. “A tecnologia foi usada sobre uma demo que estava com John e na qual nós trabalhamos”, ele diz. Segundo a BBC, a música provavelmente será Now and Then gravada por Lennon como uma demo em 1978, dois anos antes da sua morte. “Nós acabamos de finalizá-la e ela será lançada este ano”, avisa McCartney, hoje com 80 anos.

*Amanhã (24/06), último dia do Festival de Vassouras com uma festa de bons filmes nacionais. Dentre eles, O Capitão Astúcia, de Filipe Gontijo (a trama é a de um letreirista de gibis octogenário que resolve se tornar super-herói para ajudar a salvar o mundo de um misterioso vilão) e o drama Vermelho Monet, do cearense Halder Gomes, autor do excelente Cine Holliúdi, grande sucesso de dez anos atrás.

*Estranho Caminho, de Guto Parente, levou os principais prêmios do respeitado Festival de Tribeca. O filme cearense foi reconhecido como Melhor Filme, Melhor Performance (Carlos Francisco), Melhor Roteiro e Melhor Fotografia na Competitiva Internacional. Prêmios importantes.

*”Já nos esquecemos da Covid-19?” é o título da resenha do jornalista e economista César Locatelli apresentando o livro Covid-19: economia, sociedade, política e território, (2022) organizado pelo professor e pesquisador do Observatório das Metrópoles de SP, Gabriel A. A. Rossini. Uma obra de referência desenvolvida em 14 artigos que, mais do que focarem em diferentes aspectos da catástrofe sanitária, revelam “a sociedade que criamos e recriamos todos os dias. Para que não nos contentemos em aprender como as coisas têm passado, mas querendo saber por que razão elas têm passado de tal maneira e não de outra, como nos fez ver Georgi Plekhanov”, escreve Locatelli.

Veja Também:  A esquerda na encruzilhada?

*O professor e economista Marcio Pochman acrescenta, no posfácio do volume: “O livro é uma celebração ao papel da ciência, do rigor dos requisitos acadêmicos e do engajamento na defesa do ensino, da pesquisa e da extensão públicos e de qualidade”. (Edição EdUFABC). Clique aqui para baixar gratuitamente.

*Em Porto Alegre, até 23 de junho, a bela exposição Lupi: pode entrar que a casa é tua, em memória do compositor e cantor gaúcho Lupicínio Rodrigues e ao som do seu grande sucesso, Se Acaso Você Chegasse. No Farol Santander, de terças aos sábados, das 10 às 19h. Aos domingos, das 11 às 18h. A curadoria é de Carlos Gerbase em parceria com Lupinho, o filho do magistral músico brasileiro.

*O longa-metragem brasileiro A Invenção do Outro foi o grande vencedor da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema de São Paulo, na primeira quinzena de junho. O filme recebeu o Prêmio do Júri na categoria Longa-Metragem e o Prêmio do Público de Melhor Longa-Metragem do festival. Dirigido por Bruno Jorge, retrata a maior expedição das últimas décadas à Amazônia para tentar encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubos, em estado de vulnerabilidade, e promover um delicado reencontro com alguns deles já contatados há poucos anos.

*Programa especial, dia 1º de julho, na Casa de Portugal de São Paulo: apresentação da jovem e talentosa fadista Raquel Maria, atualmente uma das mais famosas no seu país. Raquel é fadista da Beira Baixa, compositora, poetisa, já conquistou reconhecimento internacional e virá ao Brasil em turnê.

*Para quem estiver em Lisboa, no próximo dia 30, o programa é assistir a Escobar, de 2022, no Cinema Ideal, dirigido pela professora brasileira Heloisa Toledo Machado, uma adaptação livre de duas obras de Machado de Assis. O filme faz parte do Festival Itinerário de Cinema da Língua Portuguesa que vai até o dia 7 de julho. Nele, o narrador do conto de Machado de Assis, Missa do Galo, é substituído por Escobar, personagem de Dom Casmurro, o mais famoso romance machadiano.

*Nesse programa de verão europeu em Portugal, dia 3 de julho, a apresentação de outro filme brasileiro, Fim de semana no paraíso selvagem, dirigido pelo pernambucano Severino, também de 2022. Às 21h15 no cinema Ideal.

*A ver, abaixo, o trailer oficial do filme Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do premiado cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho. Após lançamento mundial no Festival de Cannes, a estreia nacional do doc será na noite de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, dia 12 de agosto. Fora de competição no evento, Retratos Fantasmas chegará logo no circuito nacional, dia 24 de agosto. De olho nesse primeiro doc de Mendonça Filho. Confira o trailer:

*KayBlack acaba de se tornar o rapper mais escutado no Spotify. Chegou ao topo da plataforma digital batendo quase 11 milhões de ouvintes mensais e ultrapassando importantes nomes do cenário trap, o subgênero do rap. Há pouco, KayBlack alcançou o primeiro lugar no Top 50 do Spotify Brasil, com o single Cartão Black, música em parceria com seu irmão, MC Caverinha. A música dos irmãos, que também entrou para o Top 200 global da plataforma, já acumula nada mais nada menos que 45 milhões de reproduções.

*Na Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, duas obras-primas, A grande testemunha, de Robert Bresson, 1966, e A pista, de Chris Marker, 1962, com ingressos gratuitos, serão apresentadas no próximo dia 29. A pista é composto por fotografias estáticas que borram as fronteiras entre presente, passado e futuro E A grande testemunha apresenta uma montagem não convencional com um burro testemunhando a passagem do tempo. O festival com outros preciosos filmes de Bresson e Marker vai até 29 de julho. Grande programa.

*Também na Vila Mariana, em SP, no Museu Afro Brasil, a exposição Roça e Vida acaba de abrir e se estende até o dia 24 de setembro. O museu fica no Portão 10 do Parque Ibirapuera.

(L.M.A.R.)*As informações acima são fornecidas por editoras, produtoras e exibidoras.

**Imagem em destaque: (Reprodução/Youtube)

Tagged: , , , , , , , , ,

Leave comment