Maria da Conceição Tavares, presente!
Paulo Nogueira Batista Jr. traz um depoimento em homenagem a Maria da Conceição Tavares, “uma das maiores economistas da história brasileira. Uma perda inestimável”. Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado (08/06/2024) em Nova Friburgo (RJ), onde morava, aos 94 anos.
“Aprendi enormemente não só pela verve dela, a maneira como estimulava os alunos a discutir e a questionar, mas também pela bibliografia que ela dava. Ela nos ensinava a ler os grandes clássicos diretamente”, lembra o economista, ao comentar as aulas de Maria da Conceição Tavares nos cursos que o formaram nos anos 70.
Confira também a entrevista de Maria da Conceição concedida à revista Margem Esquerda (2019) e publicada no Blog da Boitempo.
Economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor-executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países em Washington, de 2007 a 2015. Lançou no final de 2019, pela editora LeYa, o livro O Brasil não cabe no quintal de ninguém: bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata. A segunda edição, atualizada e ampliada, começou a circular em março de 2021. E-mail: [email protected] / Twitter: @paulonbjr / Canal YouTube: youtube.nogueirabatista.com.br / Portal: www.nogueirabatista.com.br