Lula manifesta solidariedade a Petro: “Não se pode abrir mão do devido processo legal”

Lula manifesta solidariedade a Petro: “Não se pode abrir mão do devido processo legal”

Confira o que foi notícia sobre o Brasil na mídia internacional.

POR TATIANA CARLOTTI

O apoio dado pelo presidente Lula ao presidente colombiano Gustavo Petro, no fim da tarde desta quinta-feira (10.10), foi destaque hoje (11.10) nos jornais daquele país, como o colombiano El Tiempo. Petro está sendo investigado, a pedido do Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia, por supostas irregularidades nos gastos de sua campanha eleitoral.

Em sua mensagem, o presidente brasileiro foi contundente: “Como alguém que já foi vítima de todo tipo de perseguição política, manifesto minha solidariedade ao presidente @petrogustavo. Não se pode abrir mão do devido processo legal, ainda mais quando o que está em jogo é a vontade do povo expressa democraticamente pelas urnas. Lembro que, em 2016, a presidenta Dilma foi vítima de um processo de impeachment sem fundamentação legal e esse foi o início de um período turbulento e traumático na história do Brasil”.

MINHA CASA, MINHA VIDA

A cubana Prensa Latina registrou a passagem de Lula por Fortaleza nesta sexta-feira para entregar novas residências do programa Minha Casa, Minha Vida para 1.296 famílias. Ele também entregou ônibus escolares para 113 municípios do estado, beneficiando 13,5 mil alunos. De lá, o presidente seguiu para Belém, para participar de um evento ligado à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece na capital amazonense em 2025. Ele também participará do Círio de Nazaré que acontece neste final de semana no estado.

INTROMISSÃO DOS EUA

Em entrevista à rádio O Povo da CBN de Fortaleza, o presidente brasileiro criticou o pedido do Departamento de Justiça dos Estados Unidos à empresa sueca Saab por informações sobre a compra dos caças Gripen, feita pelo Brasil em 2014, destaca reportagem da Reuters. Para Lula, a solicitação representa uma intromissão dos EUA em questões de outro país. A Saab, por sua vez, informou que atenderá ao pedido, mas sem fornecer detalhes. O acordo de compra, que envolveu 36 aeronaves e foi assinado durante o governo Dilma Rousseff, gerou polêmica na época, mas investigações brasileiras e suecas não encontraram irregularidades, aponta a reportagem. Lula lembrou que os Estados Unidos não ficaram satisfeitos com a escolha soberana do Brasil, uma vez que a fabricante americana Boeing também estava competindo pelo contrato.

Na entrevista, o presidente brasileiro também contou sobre o pânico que sentiu em meio à pane do avião durante o vôo no México: “Todo mundo teve tempo de repensar sobre sua vida” e garantiu: “Nós vamos comprar não apenas um avião, mas alguns aviões”.

RIO AMAZONAS ESTÁ SECANDO

É o que informa reportagem publicada no uruguaio Âmbito e no argentino El Diário sobre a seca do Rio Amazonas e o plano do governo federal para sua recuperação. Em setembro, o nível do rio atingiu o ponto mais baixo já registrado, cerca de 7,6 metros abaixo da média histórica. A proposta governamental é dragar certos trechos do rio para remover sedimentos e redistribuí-los em áreas mais profundas, o que facilitaria a navegação mesmo em períodos de seca. Cientistas, no entanto, alertam que a operação pode causar impactos ambientais duradouros. A seca está diretamente relacionada ao aumento em 2% da temperatura na Amazônia desde os anos 80, fruto da combinação entre mudanças climáticas, desmatamento e incêndios recorrentes. O resultado vem afetando a navegação, o transporte de passageiros e cargas e encarecendo alimentos e a eletricidade.

Veja Também:  PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

IMPORTAR TRIGO?

Após a colheita recorde de 10,55 milhões de toneladas de trigo no ciclo 2022/2023, a produção de grãos no Brasil será aquém do esperado e o país terá de importá-los. É o que explica o argentino La Nacion, ao detalhar que com 40% de produção no ciclo 2024/2025, a estimativa de produção de trigo em nosso país é de 8 milhões de toneladas. Entre os motivos da queda de produção constam o excesso de chuvas nos estados sulinos e a seca em outras regiões do país.

PACIENTES CONTAMINADOS

Seis pacientes no Rio de Janeiro testaram positivo para HIV após receberem órgãos contaminados com o vírus e provenientes do serviço estadual de doação de órgãos, informa a Reuters. A Secretaria de Saúde do estado relatou que um laboratório responsável pelos exames foi suspenso após a descoberta de que órgãos de dois doadores infectados foram transplantados para seis pessoas. Todos os pacientes que receberam transplantes e os órgãos armazenados desde dezembro de 2023 estão sendo testados, e uma investigação policial foi aberta para identificar os responsáveis pelos erros nos testes.

FALAS DE MÚCIO

As falas do Ministro da Defesa José Múcio Monteiro são temas de dois artigos publicados na imprensa latino-americana, um de Pedro Pinho na cubana Pátria Latina e outro de Jefferson Miola, na CLAE.

Em sua entrevista à rádio CBN de Fortaleza, Lula abordou a questão: “O ministro José Múcio me ligou. Eu sou muito amigo do Zé Múcio. É uma pessoa por quem eu tenho uma amizade profunda, um respeito profundo. Ele me ligou, apavorado (…) E eu falei, José Múcio, não se preocupe. Aquilo que a gente falou já está falado, já foi explorado. Esqueça e toque o barco para frente. Você não vai perder comigo um centímetro de importância por conta daquilo. O José Múcio continua o meu amigo, continua ministro da Defesa, a pessoa por quem eu tenho não apenas muita confiança, mas por quem eu tenho estima profunda por sua lealdade comigo antes e durante o governo”.

ENIGMA

Na argentina Página 12, Emir Sader destaca o fato de Lula ter um bom governo, mas não um resultado proporcional a este sucesso em termos econômicos nas sondagens. “Bolsonaro é derrotado, mas o Bolsonarismo sobrevive, sem que as razões para isso sejam suficientemente compreendidas. Nem o governo Bolsonaro deixou um legado positivo, nem o sucesso do governo Lula se reflete num grau de aprovação majoritário na opinião pública”. Leia a íntegra.


FOTO DE CAPA: O presidente Lula, com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, na sessão de encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, em 8 de julho de 2023. Foto: Cláudio Kbene/PR

Tagged: