Imagem 1

Lula: “Por que os pobres têm que viver mal? Em que vai encarecer a casa uma varanda?”

Lula: “Por que os pobres têm que viver mal? Em que vai encarecer a casa uma varanda?”

“Com muito mais subsídios do governo e com os menores juros do mercado”, o programa Minha Casa, Minha Vida foi recriado nesta quinta-feira (13). A meta é garantir 2 milhões de contratos até 2026, oferecendo habitações maiores e melhores, afinal, “por que os pobres têm que viver mal? Em que vai encarecer a casa uma…

Nesta quinta (13), o presidente Lula retomou um dos carros-chefes de seu governo, o programa Minha Casa, Minha Vida, voltado à redução do imenso déficit habitacional no país, conforme lembrou Lula, superior a 6 milhões de residências desde 1974. Entre as principais mudanças do novo MCMV constam o aumento da faixa de renda para participação no programa, a redução das taxas, a melhoria das condições de financiamento e também da qualidade dos imóveis e da localização dos terrenos na malha urbana. A meta é contratar 2 milhões de moradias até 2026. A população em situação de rua também poderá participar do programa, conforme destacou Prensa Latina.

EDUCAÇÃO

A extinção do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar também ganhou extensa cobertura do Página 12. 216 escolas militares foram implementadas entre 2019 e 2022, envolvendo 192 mil alunos. O ministério da Educação destacou a ausência de qualquer indício de eficácia do programa e o fato dele conduzir “a um desvio da finalidade das atividades das Forças Armadas”.

Agora à noite, o presidente Lula participará do segundo dia do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), ao lado dos ministros Márcio Macêdo (Secretária-geral da Presidência) e Luciana Santos (Ciência e Tecnológica) e do ex-presidente Pepe Mujica. Dos estudantes, ele receberá uma carta com propostas e demandas para a área de educação, anuncia Prensa Latina,

ECONOMIA

Sob a manchete “Em Brasil: a melhor deflação do mundo”, Página 12 também informa que o Brasil registrou uma deflação no mês de junho de 0,08 por cento. Diz a análise que o comportamento atípico dos preços, cujo índice geral caiu em relação ao mês anterior, era esperado por analistas e vem sendo explicado pela queda nos preços de veículos, alimentos e combustíveis. A inflação no país vem se desacelerando desde fevereiro na comparação mensal e desde julho de 2022 na comparação anual.

Daí a pressão, como aponta a Reuters, da equipe econômica do governo sobre o BC por um corte de juros em mais de 25 pontos-base. Com a inflação anual agora em seu nível mais baixo em quase três anos, o BC deve iniciar um ciclo de flexibilização em sua próxima reunião de política monetária de 1º a 2 de agosto. “Todos estão esperando um corte de juros”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista ao jornalista da RedeTV, Kennedy Alencar.

Também continua ecoando na mídia internacional a pesquisa Genial/Quaest. No Clarín, sob a manchete “A imagem de Lula se recupera nos mercados com a ajuda de seu ministro da Fazenda, o texto assinala que a imagem negativa do governo nesse poderoso nicho alcançou em junho, o nível mais baixo: 44%. Em março, estava em 90%; em maio, 86%.

COMÉRCIO EXTERIOR

Segundo o uruguaio Âmbito, o Brasil desbancou a Argentina e se tornou um dos principais exportadores de soja para a China. O aumento ocorreu depois que os chineses compraram suprimentos baratos do Brasil, que produziu uma safra recorde este ano. A China importou 10,27 milhões de toneladas métricas de soja em junho, um aumento de 24,5% em relação ao ano anterior, segundo dados alfandegários, afirma a reportagem.

Já o argentino Página 12, traz uma reportagem sobre as conversas entre a Bolívia e a Argentina visando a triangulação pelos bolivianos do transporte de gás entre Argentina e Brasil.

ESPORTE

Nesta quinta, a ministra Ana Moser (Esportes) conversou com o presidente Lula. Ela irá viajar para a Austrália e Nova Zelândia para acompanhar a Seleção Feminina de Futebol na Copa do Mundo, que começa dia 24, destaca The Brazilian Report. O objetivo é fortalecer a candidatura do Brasil à sede da próxima edição da Copa do Mundo Feminina em 2027, competindo com Alemanha, Holanda e Bélgica, Estados Unidos e México, e uma candidatura individual da África do Sul.

Veja Também:  Docentes de universidades federais iniciam semana de luta em Brasília

TRAGÉDIA BRASILEIRA NOS TRIBUNAIS DE LONDRES

Um grupo de vítimas e atingidos pelo rompimento da barragem em Mariana (MG), em 2015, protestaram diante de um tribunal londrino, onde a Vale e a BHP se engalfinham em julgamento que acontece nesta semana em relação à indenização das vítimas. A mineradora anglo-austríaca pressiona para que a Vale seja ré no processo marcado para outubro de 2024. Em sua avaliação, como as duas dividiam igualmente o controle da Samarco, responsável pela barragem do Fundão, ambas precisam responder pelo caso. Considerada uma das maiores ações ambientais coletivas, o processo contra a BHP no Reino Unido é representado pelo escritório Pogust Goodhead que pede uma multa de £ 36 bilhões para compensar indivíduos, municípios, empresas e povos indígenas afetados pelas enchentes. “As vítimas do pior desastre ambiental de todos os tempos no Brasil ficarão horrorizadas ao ver as duas maiores mineradoras do mundo lutando uma contra a outra no tribunal, em vez de fornecer uma reparação completa e justa”, afirmou. O caso é notícia nos britânicos Independent, Evening Standard, Reuters e no domingo (9), contou com longa reportagem de The Times.

RACISMO

No La Jornada, uma reportagem sobre um estudo das Nações Unidas que demonstra que as mulheres negras grávidas na América correm maior risco de morrer no parto. O texto é categórico e alerta que “as grávidas negras no continente americano sofrem maus-tratos devido ao “racismo generalizado” do sistema de saúde, responsável pelo risco de morrer durante o parto ser muito maior do que o das mulheres brancas, por exemplo, particularmente nos Estados Unidos, Brasil ou Colômbia”. O mesmo tema é destaque na IPS.

MEIO AMBIENTE

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul confirmou a morte de uma pessoa, após a queda de uma árvore sobre uma residência, na cidade de Rio Grande. Os ventos chegaram a atingir 146,9 quilômetros por hora, na cidade de Bom Jardim da Serra. Outras cidades como Canguçu, Canela e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e Joaçaba e Chapecó, em Santa Catarina, também registraram vendavais. São Paulo e Rio de Janeiro idem, informa Prensa Latina.

A vazão das Cataratas do Iguaçu atingiram 9 milhões de litros de água por segundo, segundo monitoramento hidrológico feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). A vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. No lado argentino das quedas, a passarela que dá acesso a Garganta do Diabo, em Puerto Iguazú, foi fechada devido a protocolo de segurança que estabelece que as grades das passarelas e do mirante sejam retiradas quando o Rio Iguaçu enche repentinamente. No lado brasileiro, não houve alteração, informou La Nacion hoje cedo.

GOOGLE LANÇA BARD NO BRASIL E NA EUROPA

Já está acessível, é gratuito e simples de manusear o Bard, a versão da Google ao Chat GPT da Open Air, liberado hoje no Brasil e na Europa. Para saber como funciona basta clicar: https://bard.google.com/

Leave comment