Pesquisa aponta Lula entre os presidentes com melhor imagem da América do Sul
Uma pesquisa de opinião realizada em mais de 12.000 casos, entre 5 e 10 de março, classificou os presidentes do Equador, Daniel Noboa, do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e da Argentina, Javier Milei, como os chefes de Estado com a melhor imagem na América do Sul. O estudo foi realizado pela CB Consultancy, dirigida pelo cientista político Cristian Buttier, que mede o peso dos líderes entre os cidadãos. Além de Noboa, Lacalle Pou e Milei, os seis primeiros lugares da lista elaborada pela empresa de consultoria são ocupados pelo presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, e pelo presidente do Chile, Gabriel Boric. O estudo realizou as consultas por meio de questionários virtuais utilizando o método Cawi Research, com o qual indagou em 10 países sul-americanos sobre a avaliação dos cidadãos em relação aos 15 principais líderes. O trabalho foi realizado no Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Chile, Paraguai, Brasil, Argentina, Uruguai e Equador. Os entrevistados foram questionados sobre sua opinião a respeito de cada líder, com quatro opções: bom, muito bom, ruim e muito ruim. A partir da média das respostas, pode-se inferir se a avaliação é positiva ou negativa em cada caso. A notícia é da Agência Uruguaia de Notícias.
Pesquisa: CB Consultancy
MARIELLE
Pouco depois do sexto aniversário do assassinato da vereadora negra e lésbica Marielle Franco, o governo brasileiro anunciou que foi homologada a “colaboração premiada” do ex-policial militar Ronnie Lessa, suspeito de ser o assassino do crime e chefe da milícia que realizou a agressão. Franco era conhecida por suas denúncias contra intervenções policiais e militares nos bairros mais pobres do Rio de Janeiro, por sua filiação ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e seu assassinato ocorreu em um cenário de crescente violência política em um Brasil no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro se apresentava como representante dessas vozes, informa o Nodal.
O governo brasileiro garante que o assassinato de Marielle Franco será resolvido “em breve”, noticia o Ambito.
BOLSONARO: Notícias publicadas hoje que foram divulgadas ontem.
Independent: Quando o mandato do presidente brasileiro Jair Bolsonaro se encerrou nos últimos dias de dezembro de 2022, ele decidiu pular o ritual de passar a faixa presidencial para seu sucessor e, em vez disso, fez planos de viajar para o exterior. Mas havia um problema, de acordo com uma acusação da Polícia Federal revelada na terça-feira: Bolsonaro não tinha o certificado de vacinação necessário exigido pelas autoridades americanas. Então, Bolsonaro recorreu ao seu ajudante de campo, Mauro Cid, e pediu que ele inserisse dados falsos no sistema de saúde pública para fazer parecer que ele e sua filha de D 12 anos haviam recebido a vacina contra a COVID-19, de acordo com a acusação. Depois de perder a eleição de outubro de 2022, ele nunca admitiu a derrota. E com um novo certificado de vacinação em mãos, de acordo com a acusação da polícia, ele partiu para o sul da Flórida.
Polícia brasileira indicia ex-presidente Jair Bolsonaro, diz Financial Times.
Ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro é formalmente acusado de falsificar dados de vacinas, Associated Press.
Brasil: Bolsonaro é acusado de falsificar seu certificado de vacinação contra a covid-19, noticia o Pagina 12.
DANI ALVES
Um tribunal espanhol decidiu que o ex-jogador de futebol do Barcelona e da seleção brasileira Dani Alves pode ser libertado condicionalmente da prisão após cumprir cerca de um quarto de sua sentença por estupro. Alves, que foi condenado a quatro anos e meio de prisão no mês passado, será libertado sob uma fiança de 1 milhão (de euros. Ele está mantido em prisão preventiva desde janeiro de 2023. Ele foi considerado culpado de estuprar uma mulher em uma boate de Barcelona em dezembro de 2022. O advogado da vítima chamou a decisão de “um escândalo”, noticia a BBC britânica.
Outros veículos também noticiário a possível libertação Dani Alves:
elDiarioAR.com: “Preso por abuso: a justiça do Barcelona libertará Dani Alves se ele pagar US$ 1.000.000 de fiança”
DENGUE
Epidemia de Dengue já matou mais de 550 pessoas no Brasil, Correio da Manhã.
Foto: Lula / Reprodução
Jornalista, ex-Folha, Reuters e Valor Econômico. Participei da cobertura de posses presidenciais, votações no Congresso, reuniões ministeriais, além da cobertura de greves de trabalhadores e de pacotes econômicos. A maior parte do trabalho foi no noticiário em tempo real. No Fórum 21, produzo o Focus 21, escrevo e edito os textos dos analistas.