Primeiro voo da FAB com 211 resgatados parte de Tel Aviv com destino ao Brasil

Primeiro voo da FAB com 211 resgatados parte de Tel Aviv com destino ao Brasil

Ao menos outros cinco voos estão programados para os próximos dias. O Itamaraty tenta estabelecer contato com o Egito e o Hamas para retirar brasileiros na Faixa de Gaza. Dois brasileiros morreram durante os ataques; uma está desaparecida.

O presidente Lula anunciou nesta terça-feira (10) que o primeiro dos seis voos da Força Aérea Brasileira programados para resgatar brasileiros em Israel partiu hoje de Tel Aviv, com 211 passageiros a bordo.

As informações são do argentino El Destape, que também relata as mortes dois jovens brasileiros residentes em Israel – Ranani Nidejelski Glazer, de 23 anos, e Bruna Velanu, de 24 anos – durante ataque do Hamas, no último sábado, a uma rave que acontecia na região do kibutz Re’im, próximo à Faixa de Gaza. Outra mulher continua desaparecida na região onde a festa era realizada.

A publicação ainda informa que a diplomacia brasileira busca estabelecer contato com o Egito e o Hamas para retirar os brasileiros que residem ou que estavam visitando familiares na Faixa de Gaza, indicando que o governo brasileiro aguarda um salvo-conduto terrestre para evacuar os brasileiros da zona de conflito, em busca de segurança no Egito.

Em resposta aos ataques do Hamas, Gaza vem sendo bombardeada desde o último domingo. De acordo com a rede britânica BBC, Israel declarou um “cerco completo” ao território nesta segunda-feira (9), anunciando o corte de eletricidade, água e combustíveis, além de bloqueios impedindo a chegada de alimentos à população.

***

A Agência Nacional de Águas do Brasil (ANA) declarou situação crítica no Rio Madeira. De acordo com o colombiano El Tiempo, a declaração permitirá a adoção de medidas para prevenir e mitigar a escassez quantitativa de água registrada no maior e principal afluente do Rio Amazonas, que atingiu seu nível mais baixo nos últimos 50 anos devido aos efeitos do El Niño e das alterações climáticas.

O Rio Madeira, com seus 3.240 quilômetros de extensão, atravessa Brasil, Bolívia e Peru, e é um dos principais rios da América Latina, com sua vasta bacia hidrográfica de 125 milhões de hectares, desempenhando papel fundamental no fornecimento de água e alimento para as comunidades amazônicas, além de servir como importante rota de transporte fluvial.

O britânico Guardian também trata do tema na reportagem “Indígenas da Amazônia pedem que Brasil declare emergência devido à seca severa“. De acordo com a publicação, a seca e a onda de calor na região mataram grandes quantidades de peixes nos rios onde vivem os povos indígenas e a água dos riachos lamacentos e afluentes do Rio Amazonas tornou-se imprópria para uso.

O apelo é da Apiam, associação que representa 63 tribos na Amazônia. “Pedimos que o governo declare emergência climática para resolver de maneira urgente a vulnerabilidade a que os povos indígenas estão expostos”, diz a nota da associação divulgada à imprensa. Segundo a Apiam, os Rios Negro, Solimões, Madeira, Juruá e Purus estão secando em ritmo recorde, e os incêndios florestais estão destruindo a floresta tropical em novas áreas, nas partes mais baixas da Amazônia.

A ministra do Meio Ambiente Marina Silva afirmou, em setembro, que o governo estava preparando uma força-tarefa para fornecer assistência de emergência à região afetada pela seca. Foram enviados dezenas de milhares de pacotes com alimentos para comunidades isoladas pela falta de transporte fluvial.

***

No uruguaio Ámbito, destaque para a confirmação da chegada da vacina contra a dengue. O imunizante tetravalente foi desenvolvido após cinco anos de estudos clínicos envolvendo mais de 20 mil voluntários em cinco países endêmicos da dengue na América Latina – Brasil, Colômbia, República Dominicana, Nicarágua e Panamá – e três da Ásia – Sri Lanka, Tailândia e Filipinas, e é composto por vírus atenuados do sorotipo 2 da dengue, que estimulam o sistema imunológico para proteger contra os quatro sorotipos do vírus.

A vacina estará disponível incialmente para a população argentina a partir de novembro, por um valor de 37,514 dólares por dose. A aplicação da segunda dose mostrou uma redução de 84% nas hospitalizações e diminuição de 61% em casos sintomáticos.

***

O mexicano La Jornada noticia o ataque a tiros a um helicóptero da Polícia Civil e outro da Polícia Militar, durante uma operação conjunta na Vila Cruzeiro, favela localizada na Zona Norte da capital fluminense, contra o Comando Vermelho, a maior facção do tráfico de drogas do estado. Nenhum agente ficou gravemente ferido. A operação acontece em resposta aos assassinatos de 3 médicos na Barra da Tijuca, na última semana.

***

O TSE inicia hoje o julgamento de três ações eleitorais contra o ex-presidente (2019-2022) e o seu candidato a vice-presidente, general Walter Braga Netto, relacionadas a supostas irregularidades durante a campanha eleitoral de 2022, informa o site Nodal.

As ações foram protocoladas pelo PDT e pela coligação que elegeu o presidente Lula, e as acusações incluem abuso de poder político, desvio de propósito e condutas proibidas por agentes públicos durante as eleições. O PDT alega irregularidade específica em uma transmissão feita na biblioteca do Palácio do Alvorada, ocasião em que o ex-presidente anunciou que passaria a fazer transmissões diárias na intenção de divulgar candidaturas e fortalecer sua bancada parlamentar.

***

O PIX bateu um novo recorde de transações diárias na última sexta-feira (6), ultrapassando a marca de 163 milhões de pagamentos em um único dia. Foi a quarta vez em poucos meses que o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central bateram um novo recorde. “Os números comprovam a forte adesão de pessoas e empresas ao PIX, meio de pagamento lançado em novembro de 2020”, afirmou o BC em nota na segunda-feira (9). Informa o Brazilian Report.

Tagged: , , , , , , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.