Putin não participará do G20: “Impediríamos os trabalhos, para quê?”

Putin não participará do G20: “Impediríamos os trabalhos, para quê?”

Confira as principais notícias sobre o Brasil na imprensa internacional nesta dexta-feira (18/10/2024)

POR TATIANA CARLOTTI

“Entendemos perfeitamente que mesmo se deixarmos de lado o TPI (Tribunal Penal Internacional), todos falariam apenas sobre isso. Na verdade, impediríamos o trabalho do G20. Para quê?”, com esta declaração, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta sexta-feira (18.10), a sua ausência no G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

Às principais agências de imprensa dos BRICS, ele afirmou ter “relações magníficas e amigáveis” com o presidente Lula, pelo que não faria sentido viajar “para atrapalhar o trabalho normal de todo este Fórum”. Em março de 2023, o TPI em Haia emitiu um mandato contra Putin, relacionado à Guerra da Ucrânia, e seus países membros são, teoricamente, obrigados a prendê-lo caso ele entre em seus territórios. É o caso do Brasil, informa a Reuters.

O Kremlin, que não reconhece o TPI, sempre rejeitou firmemente acusações levantadas pelo tribunal. “O TPI não é universal”, afirmou Putin. Trata-se de “uma daquelas organizações internacionais cuja jurisdição a Rússia não reconhece. Como muitos outros países do mundo. Acho que os Estados Unidos também não a reconhecem, a China não a reconhece, a Turquia… Portanto, não considero ruim que exista uma organização internacional como esta, mas precisa ser universal”, informam o Correio da Manhã e o El Tiempo.

BRICS

Putin não vem, mas Lula viaja na próxima semana para Kazan, na Federação Russa, para participar da 16ª Cúpula dos BRICS, que acontece de 22 a 24 de outubro. Também confirmaram presença o presidente da China Xi Jinping e o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi. Lula será recebido no dia 22, na cerimônia de boas-vindas do encontro, seguida de um jantar oferecido aos chefes de estado, informa o português Público.

Vale destacar que o presidente viajará no próximo domingo, em outro avião da FAB, a mesma aeronave que está sendo utilizada para buscar os brasileiros no Líbano.

MILEI ENTREGARÁ OS FUJÕES

O governo da Argentina afirmou que “vai cumprir o direito internacional” e que Milei entregará os golpistas bolsonaristas a Lula. A informação é do veículo de mídia El Destape: “Governo de Javier Milei garantiu ao El Destape que ´o direito internacional será cumprido´ e desta forma entregará ao presidente brasileiro, Lula Da Silva, as pessoas que se encontram em território argentino”, diz o texto.

Na habitual conferência de imprensa, o porta-voz da presidência Manuel Adorni, foi consultado pelo El Destape sobre a situação e respondeu: “O pedido chegou ontem; portanto, as áreas correspondentes estão somente o analisando para dar o rumo adequado. Então, não tenho uma resposta concreta para lhe dar porque é muito recente.”

Veja Também:  BRICS: como chegar a uma nova moeda de reserva internacional?

Da Casa Rosada, explicaram ao veículo que a definição primeiro será da Justiça na Argentina. “Os casos são fundamentados e depois são entregues aos acusados. É o que corresponde. Não é por causa de Lula, mas porque é o que corresponde se a acusação estiver correta ou se a Justiça brasileira não definir. Acabamos de fazer isso com quatro paraguaios”.

Javier Milei já confirmou a sua participação na Cúpula do G20 no Brasil. “Acho que há esperança de que a Argentina tenha um bom desempenho e estamos muito perto de fazê-lo”, afirmou Santo Biasatti, representante do governo argentino perante o G20, em entrevista ao argentino Continental.

MARIELLE, PRESENTE!

Prensa Latina destacou nesta sexta-feira que o ministro Alexandre de Moraes (STF) autorizou a realização do júri popular que julgará os dois ex-policiais, hoje presos, pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018 . O início da audiência do Tribunal do Júri da Região do Rio de Janeiro foi marcado para 30 de outubro.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Na argentina Pagina 12, Eric Nepomuceno afirma sobre as eleições municipais no Brasil:

“Os mais optimistas dizem que nas eleições autárquicas ficou claro que o país se inclina para o liberalismo na economia e o conservadorismo nos costumes. Os que se dizem mais realistas preferem destacar que, mais do que em ocasiões anteriores, as atuais eleições deixaram claro que o Brasil é irremediavelmente um país de direita. Conservadorismo ignorante, amnésico e sem limites. Dos 5.740 municípios brasileiros, 1.683 optaram por eleger prefeitos que apoiassem veementemente Bolsonaro”. Estima-se que o mesmo oscile entre apoiar a extrema-direita e manter-se a uma distância segura, para evitar intervenções diretas. O PT de Lula venceu em 248”.

ILUSTRES

Francis Ford Coppola confirmou sua participação na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde divulgará seu novo filme Megalópolis. O evento acontece entre 27 e 31 de outubro e promoverá o filme que concorreu este ano ao troféu Palma de Ouro no Festival de Cannes (França). O filme mostra o confronto entre um prefeito de Nova Roma e um artista que sonha com um futuro utópico e idealista, informa Prensa Latina.

Em longa entrevista ao espanhol El Diário, o músico e poeta Arnaldo Antunes, afirmou: “No Brasil estamos mais otimistas em relação a Lula, mas a ameaça da extrema-direita continua preocupando”.


Foto de Capa: O presidente da Federação Russa, Vladmir Putin, durante declaração à Imprensa em Moscou, em fevereiro de 2022. (Foto: Alan Santos/PR).

Tagged: , , ,