Imagem 1

Reuters e AP: PF desarticula plano que previa ataques contra autoridades

Reuters e AP: PF desarticula plano que previa  ataques contra autoridades

As duas agências de notícias que mais se dedicam aos fatos do Brasil publicaram nesta quarta-feira a notícia sobre a ação da polícia federal que desarticulou plano de organização criminosa. As notas, no entanto, são curtas e sem muitos detalhes.

Por Carmen Munari

A reportagem da Reuters informa que a polícia federal brasileira lançou nesta quarta-feira uma operação para desmantelar uma quadrilha criminosa que conspirava para realizar ataques mortais contra policiais e funcionários públicos, segundo o ministro da Justiça, Flavio Dino, e outras autoridades. Os ataques teriam envolvido assassinato e extorsão através de seqüestro, disseram eles. “Um plano de assassinato contra vários funcionários públicos (entre eles um senador e um promotor) foi investigado e identificado. Hoje a Polícia Federal está fazendo prisões e buscas contra esta quadrilha”, disse Dino no Twitter. Sergio Moro, ex-juiz e atual senador, também foi ao Twitter para confirmar que ele e sua família eram alvos na trama das gangues. Um ministro do governo disse à Reuters que o plano foi organizado pela gangue do Primeiro Comando da Capital (PCC) e não tinha motivação política. O PCC cresceu rapidamente nos últimos anos, e os investigadores dizem que ele veio para controlar o carregamento de cocaína e armas no Brasil, ao mesmo tempo em que desenvolveu métodos cada vez mais sofisticados para lavar dinheiro.

https://www.reuters.com/world/americas/brazil-police-bust-gang-plot-attack-authorities-public-servants-2023-03-22/

Na Associated Press (AP), a polícia federal invadiu locais em vários estados na quarta-feira para reprimir uma quadrilha acusada de conspirar assassinatos e seqüestros de funcionários públicos, incluindo um ex-juiz que presidiu o maior caso de corrupção do Brasil, Sergio Moro. Os suspeitos tinham alugado casas perto da casa e escritório de Moro em Curitiba, e tinham erguido paredes para criar salas que poderiam ser usadas para guardar reféns. A operação foi lançada nesta quarta-feira porque os investigadores determinaram que os suspeitos já estavam montando equipes para executar os planos.

https://apnews.com/article/brazil-police-sergio-moro-assassination-kidnapping-528f747f9f46b56a3fc2e23edd197f79

A nota da AP foi publicada pelo Washington Post.

https://www.washingtonpost.com/world/2023/03/22/brazil-police-sergio-moro-assassination-kidnapping/7495dcdc-c8c5-11ed-9cc5-a58a4f6d84cd_story.html?utm_source=rss&utm_medium=referral&utm_campaign=wp_world

Lula na China

Mais de um quarto dos líderes empresariais que viajarão para a China com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana vêm da florescente indústria de carne brasileira, destacando os altos riscos para um setor dependente da demanda chinesa para a maior parte de suas exportações, informa a Reuters. Com 69 dos quase 250 executivos em viagem, os frigoríficos dominam uma lista que inclui produtores de polpa de madeira, um grupo de esmagadores de soja e executivos da indústria de mineração, construção e serviços financeiros, de acordo com uma lista preliminar do go verno das delegações comerciais vistas pela agência. JBS, BRF e Marfrig estão entre as empresas da comitiva.

https://www.reuters.com/markets/commodities/with-stakes-high-brazil-meat-industry-dominates-lula-delegation-china-2023-03-22/

30% de cargos para negros

O francês Le Monde noticia, com dados da Agência France Press, a iniciativa do governo Lula na luta contra a discriminação racial: o Brasil reserva 30% dos cargos de alto escalão para negros e pardos. “O presidente Lula, que na terça-feira assinou um decreto estabelecendo essa meta para 2025, prometeu que seu governo refletirá ‘a cara da sociedade brasileira’”, informa.

Veja Também:  Aprovação de Lula cresce e rejeição cai em pesquisa Datafolha

https://www.lemonde.fr/international/article/2023/03/22/le-bresil-va-reserver-30-des-hauts-postes-de-fonctionnaire-aux-personnes-noires-et-metisses_6166458_3210.html

O El País traz um perfil da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Uma ministra da cultura para que os artistas negros não se sintam mais sozinhos. “Cantora consagrada e defensora da bandeira antirracista no Brasil, ministra de Lula tem promovido projetos para empresários afrodescendentes”, informa.

https://elpais.com/america-futura/2023-03-22/margareth-menezes-una-ministra-de-cultura-para-que-las-artistas-negras-no-se-sientan-mas-solas.html

Menos polarização

No El País, Juan Árias escreve sobre o clima de confronto permanente na arena política brasileira. As placas tectônicas da política se movem no Brasil. “O país precisa acabar com a polarização radical entre esquerda e direita para dar lugar a um centrismo com menos populismo”, diz.

https://elpais.com/opinion/2023-03-22/las-placas-tectonicas-de-la-politica-se-mueven-en-brasil.html

O ataque de um apoiador de Lula a um admirador do ex-presidente Jair Bolsonaro foi noticiado pelo Clarín: apoiador de Lula matou bolsonarista com dois tiros após discussão política. “O ataque ocorreu em um bar no Mato Grosso. Petistas repudiaram o episódio”, informa.

E no Diário de Notícias: Lulista mata bolsonarista após discussão de bar. “Valter Silva, a vítima, foi atingido com dois tiros no abdômen. Edno Borges, suspeito, está foragido. Segundo a polícia, os dois eram amigos. Testemunhas dizem que estavam alcoolizados”

https://www.clarin.com/mundo/brasil-simpatizante-lula-mato-balazos-bolsonarista-discusion-politica_0_t6n65j9C1w.html

Meio ambiente

A Reuters noticia que o Brasil expulsou quase todos os garimpeiros ilegais do território Yanomami, sua maior reserva indígena, e removerá os garimpeiros de mais seis reservas este ano, disse terça-feira o chefe da nova divisão de crimes ambientais da polícia federal. A polícia está criando novas bases na Amazônia e buscando cooperação internacional na aplicação da lei na região, incluindo o desenvolvimento da tecnologia de radioisótopos para provar a origem ilegal do ouro apreendido, disse Humberto Freire à Reuters.

https://www.reuters.com/business/environment/brazil-evicts-miners-yanomami-territory-prepares-more-removals-2023-03-21/

Washington Post publica artigo de Eduardo Porter, da Bloomberg, apontando para a nova fronteira dos negócios na exploração da floresta tropical. Para salvar a Amazônia, Lula deve pensar como um capitalista é o título do artigo. “O Brasil precisa oferecer um plano de negócios viável aos agricultores e pecuaristas que vivem da floresta e das savanas tropicais, começando pelos créditos de carbono”, aponta o articulista.https://www.washingtonpost.com/business/energy/2023/03/21/to-save-the-amazon-brazil-s-lula-must-think-like-a-capitalist/22ba6a08-c7db-11ed-9cc5-a58a4f6d84cd_story.html

Tagged: , ,

Leave comment