Governo Lula e Governabilidade – Viver Perigosamente, com Roberto Amaral e Antonio Martins. Assista ao vídeo.
Com Roberto Amaral e Antonio Martins. Diálogo AMSURParceria com Fórum 21 – Fórum Permanente da Intelectualidade Orgânica – e Rede Estação Democracia. Evento aconteceu em 29/05/2023. Clique para assistir ao vídeo.
O governo Lula tem sofrido na pele duas consequências gravíssimas do quadro que foi formado na disputa política necessária à derrota da extrema direita, materializada no bolsonarismo. A primeira face adveio do fato de que a candidatura foi levada à necessária conformação de um bloco bastante amplo, eivado de divergências e contradições, mas que nos permitiu, por um lado, um programa mínimo de defesa da democracia e enfrentamento de algumas das grandes sequelas sociais criadas no período que se seguiu ao golpe de 2016 e, por outro lado, um pacto também mínimo de defesa da Democracia. A segunda face do mesmo quadro, foi a não constituição de um bloco parlamentar suficiente para o desenrolar desse mínimo programa mínimo, o que nos tem empurrado para um jogo de chantagens políticas extremamente caro.
É muito importante ganharmos clareza do contexto a que fomos levados no atual quadro, onde cada pequeno avanço acontece num clima de disputas e chantagens políticas que derivam de múltiplas determinações. Uma forte desmobilização das bases sociais que deram viabilidade à estreita vitória do Governo Lula, de uma base congressual aliada insuficiente e da consequente necessidade de contar com uma base parlamentar eclética, calcada no nada ideológico arco político a que se convencionou alcunhar de “Centrão” e, simultaneamente, ainda enfrentar um grupo político ideologizado da extrema-direita remanescente, que não é pequeno, além de interesses econômicos que tentam todo o tempo nos impingir uma forte subordinação aos interesses do grande capital financeiro e do setor primário-exportador que têm, ambos, forte base parlamentar.
Para dialogarmos com essa variada gama de questões que definem o momento político que atravessamos, teremos as contribuições de:
Roberto Amaral, articulista, ex-Presidente do PSB e ex-Ministro da Ciência e Tecnologia
Antonio Martins, jornalista e editor do site Outras Palavras, foi também fundador da edição brasileira do Le Monde Diplomatique
Instituto Sulamericano para a Cooperação e a gestão estratégica de políticas públicas. Acompanhe as atividades em amsur.org