Programas – de 24 de outubro a 1º de novembro

Programas – de 24 de outubro a 1º de novembro

*O programa é pensar no que é declarado por Dilma Rousseff durante a Cúpula dos Brics, na Rússia, em Kazan. “O ponto central de nossa preocupação é o fato de que as mortes de mulheres e crianças têm uma única explicação: extermínio”, afirmou a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, denunciando a situação dos palestinos no Oriente Médio. “O que ocorre na região não pode ser descrito de outra forma”, ela diz, e critica o que chamou de “uso do dólar como arma”.

*Na 16ª Cúpula dos Brics, o presidente Xi Jinping afirma que a ascensão do Sul Global sinaliza mudança no mundo. “O impulso conjunto do Sul Global para a modernização é um evento importante na história mundial e uma conquista sem precedentes”.

*O programa também é ouvir o jornalista Bepe Damasco sobre o favoritismo do candidato a se prolongar na prefeitura de Porto Alegre e a lógica suicida que mancha a eleição municipal da cidade: “(…) A falta de manutenção e controle dos equipamentos responsáveis pelo bombeamento das águas do Rio Guaíba, atribuição da prefeitura, foi amplamente noticiada pela imprensa nacional. Mas essa é apenas uma das falhas da gestão de Melo que ajudam a entender a dimensão da tragédia. (…) E tudo isso foi esquecido como em um passe de mágica? Como pode?”

*Grande programa: o Festival de Cinema Italiano no Brasil, com início dia sete de novembro, se estende até oito de dezembro em diversas regiões do Brasil e via streaming. A mostra apresenta filmes inéditos e sessões retrospectivas de clássicos italianos. Entre os inéditos, Mais um verão em família, Parece bastante Paris e Adeus, Garoto. Entre os clássicos: Abismo de um sonho, Guardas e ladrões, O ouro de Nápoles, A viagem do capitão Tornado. Em homenagem a Matteo Garrone, será mostrado o belo Eu, Capitão, de 2023, exibido no Brasil este ano (Resenha Comandantes da alma, donos do destino em Forum 21)

*A Vegetariana, da sul-coreana Han Kang, de 2018, Prêmio Nobel de Literatura este ano, já se encontra como um dos mais procurados nas livrarias. Conta a história de uma mulher que decide não comer carne, transformando sua vida em um pesadelo. Outros livros da autora publicados no Brasil: Atos Humanos e O Livro Branco (Editora Todavia)

*À venda, o precioso catálogo da exposição Bacon: A beleza da carne com obras do pintor irlandês Francis Bacon, um dos artistas notáveis do século 20 e precursor da presença queer na cultura visual. A mostra esteve no Masp e o trabalho é organizado por Adriano Pedrosa e Laura Cosendey, com textos de dez autores e 158 imagens.

*Filmes online e gratuitos da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. São mais de dez títulos disponíveis nas plataformas Sesc Digital e Spcine Play. Entre eles, os inéditos: O Trator, de Ramesh Yanthra, indiano; o alemão O Cheiro do Leite Queimado, de Justine Bauer; o mexicano Não Nos Moverão, de Pierre Saint Martin Castellanos; o documentário britânico Os Maus Patriotas, de Victor Fraga. Outros filmes já exibidos em edições anteriores do festival: o português Ordem Moral, de Mário Barroso, e o comentado (elogiado por alguns, detestado por outros) taiwanês Dias, de Tsai Ming-Liang. Esta programação já se encontra disponível.

*Em pré-venda até 7 de novembro, o volume Deus e o diabo na terra dos cedros traz a história contemporânea do Líbano ao longo de dez artigos de professores e pesquisadores brasileiros. Os organizadores são Murilo Meihy, professor de História Contemporânea na UFRJ, e Samira Adel Osman, professora de História da Ásia do curso de História da Universidade Federal de São Paulo. O relato vem desde o período otomano até a atualidade, cobre os acontecimentos mais recentes naquele país e as principais turbulências que afetaram o sofrido país mediterrâneo (Editora Tabla).

*O premiado colombiano Juan Sebastián Cárdenas está nas livrarias com um recente livro, O diabo das províncias: Fábula em miniaturas. A tradução é de Marina Waquil e a história é a de um biólogo com vários diplomas estrangeiros que não lhe são úteis voltando à sua cidade natal depois de quinze anos. Espera encontrar trabalho em uma universidade de alto nível, mas acaba se tornando professor em um internato feminino em que muitas das estudantes estão grávidas e outras tantas desaparecem sem que ninguém se manifeste. O livro foi lançado na recente Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, pela Editora DBA.

Veja Também:  E as despesas com juros?

*Um dos principais destaques da imprensa internacional nos últimos dias, na área cinematográfica, é o filme A Queda do Céu, de Gabriela Carneiro da Cunha e Eryk Rocha, que participou do Festival do Rio, ganhou o prêmio Redentor de Melhor Direção de Documentário e de Melhor Som e será mostrado no próximo domingo, 28, no Espaço Itaú Augusta, às 21h20. Dia 30 será reprisado às 15h45, na Cinemateca de São Paulo. O doc está programado para abrir o maior certame de festivais de documentários da França, o Le Mois Du Doc, no Centro Pompidou, segue para Nova Iorque e para o Festival Independente de Barcelona, e estreia em janeiro nas telas dos cinemas de Paris. O cineasta yanomami Morzaniel Iramari é um dos fotógrafos de A Queda do Céu.

*O documentário Intervenção, de Gustavo Ribeiro, um dos preferidos do público da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, volta a ser exibido dia 29 próximo, às 19h30, no Cineclube Cortina, SP. O doc foi filmado ao longo de quatro anos e acompanha o cotidiano dos moradores de uma comunidade formada por duas favelas e um conjunto habitacional na zona oeste de São Paulo na sua luta para ser urbanizada. Mas essa urbanização origina resistência dos moradores da área mais valorizada do bairro.

*Compositor, poeta, filósofo e escritor carioca, Antonio Cícero faleceu aos 79 anos, em morte assistida, deixando uma legião de admiradores e amigos. Foi um dos personagens mais marcantes da cultura e das artes de sua geração. Membro da Academia Brasileira de Letras, é autor dos livros de poemas Guardar, A Cidade e os Livros, Porventura e, em parceria com o artista plástico Luciano Figueiredo, O Livro de Sombras. A Editora Companhia das Letras informa que O Eterno Agora, seu livro póstumo, sairá em 2025.

*Também faleceu nesta semana Vladimir Carvalho, paraibano de Itabaiana, um ícone do documentário e um dos mestres do cinema brasileiro. Ele deixa o clássico Guerreiros velhos de Guerra, filme com a trajetória dos trabalhadores que levantaram os prédios centrais de Brasília e o posterior processo de sua expulsão e segregação nos anos seguintes à inauguração da nova capital. O livro autobiográfico deixado por Vladimir e escrito em conjunto com Carlos Alberto Mattos é Pedras na Lua e Pelejas no Asfalto, de 2007.

*Outra partida sentida, a do padre peruano Gustavo Gutiérrez, de 96 anos, um dos pais da Teologia da Libertação dirigida aos pobres e elaborada com outros teólogos como Leonardo Boff, Juan Luiz Segundo e Jon Sobrino, entre outros. Gutiérrez foi uma das figuras mais influentes na área teológica, política e social da América Latina.

*Esta semana, foi lançada a edição brasileira do livro América Latina na encruzilhada global, do economista argentino Claudio Katz, professor na Universidade de Buenos Aires. Sobre Milei e o inelegível brasileiro, ele diz: “São muito parecidos, em muitas frentes, com muitas características em comum, além de disseminarem o mesmo discurso neoliberal”. E acrescenta: “A estratégia da ultradireita é colocar o povo contra o povo” (Editora Expressão Popular)

*Programas culturais no Rio de Janeiro: impossível pensar em sugerir um roteiro cultural ameno para a cidade do Rio de Janeiro na mesma semana em que, em plena Avenida Brasil, um rapaz morre com um tiro na cabeça, dormindo e sentado em um ônibus, de manhã cedo, quando se dirigia ao trabalho. E uma criança pequena, apavorada com o tiroteio entre polícia militar e criminosos, deitada no chão do ônibus e protegida pela mãe, gritava, desesperada: “quero sair daqui!”. “The horror… The horror…” dizia Marlon Brando, improvisando, no filme Apocalipse Now. O ator não sabia o que ocorre nas periferias das elegantes zonas turísticas da cidade maravilhosa.

Tagged: , , , , , , , , ,