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Bem-vindo à horta da Europa: “as estufas da morte”

Bem-vindo à horta da Europa: “as estufas da morte”

POR FLORIS CUP E ARNAUD DE DECKER. As frutas e legumes vendidos nos supermercados europeus foram muito provavelmente colhidos e embalados por um trabalhador migrante no sul da Espanha. Dezenas de milhares trabalham lá, em estufas de plástico sufocantes, muitas vezes mal pagas e sem autorização de residência, na horta da Europa. Vegetais baratos, sim,…

ALMERIA, Espanha – As frutas e legumes vendidos nos supermercados europeus foram muito provavelmente colhidos e embalados por um trabalhador migrante no sul da Espanha. Dezenas de milhares trabalham lá, em estufas de plástico sufocantes, muitas vezes mal pagas e sem autorização de residência, na horta da Europa. Vegetais baratos, sim, mas a que preço?

Era uma tarde ensolarada de sábado, quente e seca, quando saímos da cidade de Almeria, no sul da comunidade autónoma da Andaluzia, para dirigir até ao campo. Ao sairmos da rodovia, a faixa estreitou-se e tornou-se uma estrada de terra batida.

A brisa quente do deserto soprou uma nuvem de areia castanha poeirenta para o ar que cobriu completamente o carro em pouco tempo. Fizemos uma ligeira curva e passamos por impressionantes cadeias montanhosas.

Após 10 minutos de condução, à sombra de uma série de rochas gigantescas, um mar de plástico branco apareceu diante de nós, estendendo-se até onde os olhos podiam ver, antes de se fundir ao Mar Mediterrâneo.

Milhares de estufas foram ordenadas em filas retas sem fim que tingiram a paisagem árida de palidez. No total, as estufas cobriam uma área de 30.000 hectares, visível do espaço exterior.

Estacionamos o carro à beira da estrada perto da aldeia de Barraquente, a 30 minutos de carro a leste de Almeria, a capital da província andaluza com o mesmo nome, e nos dirigimos para o deserto quente. Um dia antes tínhamos ouvido falar de uma zona marginal, um “barrio de chabolas”, como se costuma dizer por aqui.

Os trabalhadores sem documentos que colhem frutas e legumes nas estufas e trabalham nos campos por baixos salários dizem ter construído casas semi-permanentes feitas de sucata ao longo dos anos.

Cocktail letal

Desde que Espanha aderiu à Comunidade Econômica Europeia, precursora da União Europeia, em 1986, a agricultura na Andaluzia tem se intensificado e se industrializado cada vez mais.

As pequenas explorações agrícolas deram lugar a gigantes agrícolas, uma vez que a monocultura se tornou gradualmente a norma e desde então tornou-se um negócio muito lucrativo, com um valor total anual de exportação de 12 bilhões de euros (12,7 bilhões de dólares) de produtos agrícolas, destinados a todo o mercado europeu.

Para satisfazer a procura crescente de fruta e legumes do resto da Europa, são necessárias mais mãos nos campos. E embora a Andaluzia seja uma das regiões mais pobres do país, com taxas de desemprego altíssimas, são sobretudo os imigrantes irregulares com baixos salários que fazem os trabalhos ingratos.

As temperaturas nas estufas excedem os 45 graus Celsius no verão do norte, a água potável é escassa e, combinado com o uso intensivo de pesticidas, o trabalho nesta periferia do sul da Europa forma um cocktail mortífero.

As estimativas variam, mas de acordo com o representante sindical José García Cueves, cerca de 100.000 migrantes trabalham nas estufas, espalhados por toda a área. Juntamente com a sua esposa, José García representa o sindicato SOC SAT, a única organização que denuncia e representa os interesses das vítimas da exploração nas estufas de Almeria.

Pneus planos

 “Os espanhóis preferem deixar estes empregos aos trabalhadores migrantes. Eles vêm do Norte e Oeste de África, de países como Marrocos, Senegal, Guiné ou Nigéria, e na maioria dos casos não têm autorização de residência, o que os torna um alvo fácil para os fruticultores locais”, diz ele de trás da sua secretária, no seu escritório apinhado, num bairro pobre de Almeria.

Apesar da sua nobre missão, García não é amado pela maioria dos andaluzes – bem pelo contrário. “Os camponeses podiam beber o nosso sangue. Os pneus do meu carro são furados regularmente e a intimidação física também não é incomum”, disse ele.

“Mesmo as autoridades locais fazem vista grossa aos problemas e desafios da região. Tudo em nome do crescimento econômico”, disse García.

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Ele acrescentou: “Olha, existem apenas 12 inspetores responsáveis pelas fiscalização das estufas, e isso numa grande área onde se pode dirigir durante horas sem se cruzar com ninguém. Acha que isso é realista? Os trabalhadores são reduzidos a ferramentas dispensáveis, e de um dia para o outro alguém pode perder o seu emprego”.

Milhares de estufas estão ordenadas em filas direitas sem fim, colorindo a paisagem estéril com palidez. No total, as estufas cobrem uma área de 30 000 hectares, visível do espaço exterior. Foto: Arnaud de Decker / IPS

Medo do mar

Na favela à beira da estrada, falamos com um dos trabalhadores, Richard, um homem de 26 anos da Nigéria. Coberto de suor, ele chega na sua bicicleta. O seu turno da manhã na estufa terminou e ele nos leva à cidade. O sol está no seu ponto mais alto, quente e abrasador.

“Os turnos começam de manhã cedo, quando a temperatura ainda é suportável”, diz ele. “Ao meio-dia temos direito a uma pausa, porque depois está demasiado quente para trabalhar. Por volta das 17 horas voltamos à estufa e apanhamos tomates e pimentas até depois do pôr-do-sol”, acrescenta antes de salientar que o trabalho árduo lhe rende cerca de 30 euros (31,89 dólares) por dia.

O jovem abraça, pega numa garrafa de água de um refrigerador dilapidado e cai sobre um assento poeirento ao sol escaldante. As suas roupas e sapatos gastos estão cobertos de pó.

“Vivo aqui há dois anos”, diz ele entre grandes goles de água. Através de Marrocos, atravessou o Mar Mediterrâneo num barco. “Era perigoso, não sei nadar e tinha medo de cair no mar”. Através de uma obscura rede de contrabandistas de pessoas, Richard acabou aqui na Andaluzia, sem documentos.

Vestígios de destruição

Caminhámos mais para a aldeia, acompanhados por Richard, quando vários residentes se juntaram à nossa volta. Eles apontaram para uma grande pilha de areia, um metro de altura, que se ergueu como uma parede à volta de uma parte do campo. Há dois anos atrás, ocorreu ali um grande incêndio, matando uma pessoa.

“Conseguimos deter o fogo cavando um grande poço, impedindo que se espalhasse por todo o campo”, disseram eles. Os vestígios do fogo ainda são claramente visíveis; sapatos pretos e roupas queimadas ainda estão espalhados por todo o fosso.

O incêndio é o maior perigo para muitos residentes. O sindicalista Garcia confirma-o. As várias casas do bairro de lata entrelaçaram-se. São feitas de madeira e plástico reciclado de estufas. Combinados com o clima quente e a aridez do deserto, estes bairros formam um cocktail perigoso de combustíveis facilmente inflamáveis.

Academia doméstica

Ainda assim, os residentes do campo tentam fazer o melhor que podem. Fomos levados para uma pequena e precária habitação onde assistiam furiosamente a um jogo de futebol da Primeira Liga inglesa.

Mais abaixo no campo, um homem lavava pratos. Eles extraíam ilegalmente água e eletricidade do abastecimento de água local. O ambiente é bom.

Boubacar, 24 anos, do Senegal, mostrou-nos orgulhosamente a academia que tinha improvisado com as suas próprias mãos utilizando alguns materiais deitados à volta: latas vazias cheias de betão foram transformadas em halteres caseiros e um grande saco de areia serve de peso para treinar as suas costas.

Ao lado da academia há uma horta onde se cultivam as culturas tradicionais africanas. A paz foi perturbada quando um espanhol chegou numa carreta vermelha. Meia dúzia de homens correram na sua direção e começaram a negociar vigorosamente com o homem.

Acontece que ele vendia peixe. “Diretamente do mar”, proclamou orgulhosamente. As crianças não se importam com o tipo de peixe que compram. “Não temos escolha. Por causa do nosso orçamento limitado, não podemos nos dar ao luxo de ser exigentes”, disse ele.

Muitos residentes do campo estão ansiosos por abandonar a área.

“Uma vez que tenhamos trabalhado durante cinco anos, nos tornaremos residentes de longa duração na União Europeia, pelo que poderemos viajar livremente na Europa”, diz Boubacar.

Como é que isso funciona exatamente, ele não sabe. “Depende do meu patrão e de quão bem eu faço o meu trabalho. Espero viver na França ou mesmo na Holanda e construir ali uma vida com a minha família, longe da Espanha. Aqui não há futuro”, diz ele.

T: MLM / ED: EG

Publicado originalmente em IPS

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