Imagem 1

Lula em Portugal: ‘Se você não fala em paz, você contribui para a guerra’

Lula em Portugal: ‘Se você não fala em paz, você contribui para a guerra’

Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou na manhã deste sábado, 22, com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, sede da República portuguesa. O chefe do Executivo brasileiro voltou a falar sobre a guerra na Ucrânia afirmando que compreende o papel da Europa, mas ponderando que quem não fala em paz…

A declaração foi feita depois do encontro entre Lula e Rebelo de Sousa, realizado a portas fechadas. No discurso feito ao término da reunião, o presidente de Portugal falou da importância fundamental do acordo entre União Europeia (UE) e o Mercosul, além de lembrar da chegada de navegadores portugueses ao Brasil em 22 de abril de 1500.

Lula destacou os acordos bilaterais que devem ser assinados entre os países. “Portugal e Brasil têm um potencial extraordinário para dobrar o nosso comércio exterior”, afirmou o petista. “O papel de um presidente da República é abrir a porta, mas quem sabe fazer negócio são os empresários. Temos de juntá-los para que os nossos negócios possam crescer e possamos melhorar a vida do nosso povo.” concluiu.

Lula sobre a Guerra na Ucrânia

Lula foi interpelado por jornalistas que estavam no local sobre as recentes declarações que fez a respeito da guerra na Ucrânia.

“Faz tempo que o meu país tomou uma decisão, de que nós condenamos a Rússia pela ocupação e por ferir a integridade territorial da Ucrânia. Entretanto, nós não somos favoráveis à guerra, nós queremos a paz”, afirmou o chefe do Executivo brasileiro. E voltou a mencionar  a criação de um “clube da paz” para discutir o fim do conflito.

Porém, quando indagado sobre o papel da União Europeia no conflito o petista mais uma vez colocou parte da culpa da guerra sobre a Ucrânia, que teve seu território invadido no ano passado. “Se você não fala em paz, você contribui para a guerra“, declarou o presidente brasileiro.

Veja Também:  Mídia internacional destaca diplomacia brasileira promovendo integração e fortalecimento do Sul Global
Tagged: , , , , ,

Leave comment