Piauí atrai novos investimentos da Ásia e Europa

Piauí atrai novos investimentos da Ásia e Europa

por CARMEN MUNARI, Fórum 21, em parceria com “PENSAR PIAUÍ”.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), visitou três países da Ásia durante 14 dias, entre outubro e novembro, onde cumpriu 28 agendas na China, Coreia do Sul e Japão, num total de sete cidades.

“Fomos atrair investimentos externos para os projetos do porto e intermodal e para projetos de geração de energia solar, eólica e de hidrogênio, além de cooperação de infraestrutura e logística e educacional”, explica o governador, que acredita na atração da cooperação internacional para o estado.

Além de apresentar os projetos de seu governo para os países, foi assinado um memorando de entendimento para a cooperação visando a aplicação da experiência do Porto de Xiamen no Porto de Luís Correia. Em Xiamen, a visita ao Centro de Parceria dos BRICS culminou na assinatura de memorandos de entendimento para estudos visando a implantação do Escritório Internacional da Investe Piauí no local.

Em Shangai, o governador teve encontro com a presidenta dos Brics, Dilma Rousseff, e a equipe do New Development Bank (NDB), o banco dos BRICs, oportunidade para articular o patrocínio institucional e acordo de cooperação para apoio financeiro para os projetos do governo do Piauí, em especial o Projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba.

Fonteles também anunciou no sábado (11/11) acordo com Pedro Vaquer, CEO da Solatio, e de Bart Biebuyck, CEO da Green Energy Park, para exclusividade de investimentos em hidrogênio verde no Piauí. Uma associação entre essas duas grandes companhias europeias que vai resultar no maior projeto de hidrogênio verde do mundo, que será anunciado daqui a poucos dias na Europa. Será o maior investimento da história do Piauí, que colocará nosso estado definitivamente entre os grandes protagonistas do mercado de economia verde no mundo. Os detalhes serão conhecidos depois que o projeto será anunciado na Europa.

“Será o maior investimento da história do Piauí, que colocará nosso estado definitivamente entre os grandes protagonistas do mercado de economia verde no mundo. Os detalhes serão conhecidos depois que o projeto for anunciado na Europa.”

Assista aos dois vídeos com declarações do governador Rafael Fonteles e conheça também a agenda detalhada que o governador cumpriu nos três países asiáticos.

SEGUE A AGENDA DA VIAGEM DO GOVERNADOR

Dia 23/10 – Segunda-feira
Agenda 1
 – Visita à Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio, no Distrito de Daxing – Pequim
Missão na Daxing International Hydrogen Energy Demonstration Zone, que concentra 170 empresas que trabalham com pesquisa e desenvolvimento de hidrogênio. Destaque para apresentação do potencial estadual, encontro com representantes das empresas instaladas no local e alinhamento de compromissos que visam fortalecer laços e explorar oportunidades de cooperação no setor de energia limpas e hidrogênio verde.

Agenda 2 – Visita à CCCC (China Communications Construction Company), em Pequim
Reunião estratégica com a China Communications Construction Company (CCCC), uma das maiores construtoras da China. O encontro discutiu a possível participação da CCCC no Projeto Intermodal do Vale do Parnaíba, que vai integrar o sul e o norte do Piauí por meio de rodovias, hidrovia e ferrovias. A CCCC demonstrou interesse no projeto e também na importação de commodities do Piauí, como cana de açúcar e minério de ferro. 

Agenda 3 – Visita à Genertec International – Pequim
Reunião na sede da Genertec International, outra grande companhia de engenharia da China, buscando parcerias estratégicas em infraestrutura. Foi assinado um Memorando de Entendimento para dar continuidade a parceria em projetos de grande impacto, como o Intermodal do Vale do Parnaíba. 

24/10 – Terça-feira
Agenda 4
 – Reunião na HBIS – Pequim
Reunião na sede da Hebei Iron and Steel Group Co (HBIS), uma das maiores indústrias de aço do mundo. Destaque para a apresentação das potencialidades minerais do Piauí e para proposta de instalação de uma indústria de beneficiamento de minério de ferro da HBIS no estado. A Lion Mining e a Ferronorte compartilharam seus projetos no Piauí e a HBIS expressou interesse em uma possível nova siderurgia verde no estado. 

Agenda 5 – Embaixada do Brasil em Pequim
O governador Rafael Fonteles e comitiva foram recebidos pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, para almoço na Embaixada. O governador apresentou as potencialidades nas áreas de agronegócio, mineração, energias renováveis, dentre outras, e reafirmou o interesse em ter a China como grande parceira comercial do Estado do Piauí. 

Agenda 6 – Visita à Huawei – Pequim 
Visita ao Huawei Beijing Exhibition Center, da gigante mundial de tecnologia Huawei. Oportunidade para conhecer inovações tecnológicas e tendências em telecomunicações e cidades inteligentes, e também soluções nas áreas de educação, segurança pública, saúde e inteligência artificial. Da visita poderão resultar possíveis colaborações para impulsionar a sociedade e o governo digital no Piauí.

Dia 25/10 – Quarta-feira
Agenda 7
 – Zona de Livre Comércio do Porto de Xiamen
Visita à Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, para conhecer experiências e oportunidades de inovação, cooperação de investimentos e rede de rotas. Foi discutido com representantes da Zona de Livre Comércio parceria para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos, comércio offshore e economia digital, tendo a ZPE do Piauí e o Porto de Luís Correia como parceiros.

Agenda 8 – Visita ao Porto de Xiamen
Visita técnica ao Porto de Xiamen, considerado o mais automatizado da China e um dos maiores do mundo! É todo gerenciado por um sistema inteligente e se destaca pela precisão nas movimentações logísticas e eficiência na redução de custos operacionais. Foi assinado um Memorando de Entendimento para a cooperação visando a aplicação da experiência do Porto de Xiamen no Porto de Luís Correia.

Agenda 9 – Reunião no Centro de Parcerias dos BRICs – Xiamen
Visita ao Centro de Parceria dos BRICS, onde foram discutidos temas como inovação, conhecimento e negócios. O encontro culminou na assinatura de Memorandos de Entendimento para estudos visando a implantação do Escritório Internacional da Investe Piauí no local.

26/10 – Quinta-feira
Agenda 10
 – Encontro de empresários chineses e piauienses – Fuzhou (Fujian) 
Evento reunindo empreendedores de Fuzhou, capital da Província de Fujian, e empresários piauienses, com apresentação das potencialidades e oportunidades de negócios em setores como agronegócio, energia solar e eólica, alimentos orgânicos e mineração. 

Veja Também:  A polêmica revisão das meta fiscais

Agenda 11 – Encontro com o governador de Fujian
A assinatura de três Memorandos de Entendimento marcou o ponto alto do encontro entre o governador Rafael Fonteles e o governador da Província de Fujian, Zhao Long. Os acordos celebram a Amizade entre Fujian e Piauí, parceria entre o Porto de Xiamen e o Porto de Luis Correia e entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a ZPE de Parnaíba. 

Agenda 12 – Reunião com o prefeito de Xiamen*
A agenda com o prefeito Huang Wen Hui, de Xiamen, teve como foco ideias e experiências construtivas que podem resultar em parcerias valiosas para o Piauí, abrindo perspectivas para oportunidades de captação de investimentos, fomentando o desenvolvimento social e econômico e fortalecendo ainda mais os laços de cooperação entre as nações do Brasil e da China.

27/10 – Sexta-feira
Agenda 13
 – Encontro com a presidenta dos Brics, Dilma Rousseff – Xangai
Reunião com a ex-presidenta Dilma Rousseff e toda a equipe do New Development Bank (NDB), o Banco dos BRICs, oportunidade para articular o patrocínio institucional e acordo de cooperação para apoio financeiro para os projetos do Governo do Piauí, em especial o Projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba.

30/10 – Segunda-feira 
Agenda 14
 – Visita à Sumitomo – Tóquio (Japão)
Reunião com a Sumitomo Corporation, centenária empresa japonesa com atuação na metalurgia, energia, tecnologia e infraestrutura, incluindo operações no Brasil. O encontro visava apresentar o projeto do Porto de Luís Correia e as potencialidades em energias renováveis. 

Agenda 15 – Reunião com Agrex/Mitsubishi – Tóquio
A Agrex do Brasil, subsidiária da Mitsubishi Corporation, é um importante ator no mercado de agronegócio brasileiro. A reunião destacou oportunidades de negócios na construção de um terminal portuário para transporte de grãos e amônia/fertilizantes, com ênfase na transição energética. 

Agenda 16 – Visita à Shizen Energy Group – Tóquio
A Shizen Energy Group, que opera complexos eólicos no Rio Grande do Sul e Ceará, apresentou planos para projetos de energia eólica offshore na costa do Piauí.  E assinou um Memorando de Entendimento com o Governo do Piauí para avançar nos estudos de investimento de R$ 25 bilhões na implementação do projeto offshore no estado.

Dia 31 – Terça-feira
Agenda 17
 – Visita a Toyota – Nagoia (Japão)
Reunião na Toyota Nagoya, uma subsidiária da Toyota Motor Corporation, em que foram destacadas as vantagens competitivas do Piauí para o mercado de transição energética e de hidrogênio verde. 

Agenda 18 – Visita à Toyota Tsusho – Nagoia

A Toyota Tsusho, divisão do Grupo Toyota com forte atuação no setor de grãos e energias renováveis, é um ator-chave no setor de hidrogênio verde e tem atuação compromissada com a transição para uma sociedade descarbonizada por meio de investimentos em energia renovável à base de hidrogênio, incluindo parcerias em empreendimentos no Piauí. 

Agenda 19 – Reunião na Embaixada do Brasil em Tóquio
Encontro com empresários e representantes da área de energia na Embaixada do Brasil em Tóquio, no Japão. Os participantes discutiram missões, eventos, publicações e investimentos relacionados à energia e hidrogênio, e reafirmou o compromisso das empresas em impulsionar a inovação no setor energético, com foco na sustentabilidade e descarbonização.

01/11 – Quarta-feira
Agenda 20
 – Visita à Toyo – Tóquio
Na reunião com a Toyo Engineering Corporation foram discutidas oportunidades para a produção de hidrogênio verde e amônia no Piauí, especialmente no contexto do Projeto Intermodal do Vale do Piauí. A Toyo apresentou seus projetos e destacou interesse em parcerias relacionadas ao terminal de amônia no Porto de Luís Correia. 

Agenda 21 – Visita à Universidade de Tóquio

A visita permitiu conhecer as iniciativas da Universidade de Tóquio com inovação tecnológica e startups e explorar possíveis acordos de cooperação internacional. A reunião estabeleceu a base para futuras parcerias visando fomentar o empreendedorismo e a inovação.

02/11 – Quinta-feira
Agenda 22
 – Café da Manhã com Embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, Márcia Donner – Seul ( Coreia do Sul)
O encontro com a embaixadora Márcia Donner proporcionou oportunidade para que sejam exploradas colaborações bilaterais em comércio, cultura e diplomacia, abrindo caminho para futuras parcerias que podem beneficiar o estado do Piauí.

Agenda 23 – Visita ao Korea Vocational College of Information & Technology – Seul
O Korea Vocational College of Information & Technology, considerado a principal instituição de ensino técnico da Coreia do Sul, é especializado em tecnologia da informação. O foco da visita foi a apresentação da instituição e do projeto educacional do Piauí, que visa formar programadores com uma abordagem de educação integral e técnica. Posteriormente, no dia 3, foi assinado Memorando de Entendimento para cooperação entre a escola e o Governo do Piauí.

Agenda 24 – Visita à Hyundai Motors – Seul 
Reunião executiva com a Hyundai Motors para explorar suas estratégias de transição energética e produção de veículos movidos a hidrogênio. O encontro permitiu discutir oportunidades de colaboração e apresentar os projetos de hidrogênio verde do Piauí. 

Agenda 25 – Visita à RIIID – Seul
A RIIID utiliza a inteligência artificial (IA) para oferecer aprendizado personalizado para mais de 2,5 milhões de usuários no Japão e na Coreia do Sul. A reunião teve como foco a possibilidade de cooperação entre a RIIID e a rede estadual de ensino do Piauí para aproveitar o potencial de IA na educação. 

03/11 – Sexta-feira
Agenda 26
 – Sistema de Segurança de Seul – Coreia do Sul
Visita ao Sistema de Segurança Pública de Seul, que usa a tecnologia como uma grande aliada para o controle dos índices de violência e vigilância no trânsito. Essa iniciativa permite a integração das diversas ações na área de segurança pública, modelo que o governo está implementando no Piauí. 

Agenda 27 – Visita à H2Korea – Seul
Reunião com representantes da Hydrogen Convergence Alliance (H2Korea), um órgão consultivo público-privado criado para promover e desenvolver a indústria do hidrogênio verde. A ideia é firmar um memorando de entendimento com esse órgão para parcerias e investimentos no Piauí. 

Agenda 28 – Reunião na Hyundai Engineering & Construction Co.,Ltd. – Seul
Um encontro com o presidente da Hyundai Engenharia na América Latina, Churlkyu Maeng, encerrou a Missão Ásia. O governador apresentou as vastas potencialidades do estado em energias limpas, minérios e agricultura, destacando também o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba. O presidente Maeng demonstrou interesse pelo projeto e possíveis parcerias com o Piauí.

Foto: Governador do Piauí, Rafael Fonteles / Reprodução

Publicado originalmente no “Pensar Piauí”, parceiro do Fórum 21.

Tagged: , , , , , ,

Leave comment