Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Brasil sediará Conferência da Diáspora Africana nas Américas em Salvador

Brasil sediará Conferência da Diáspora Africana nas Américas em Salvador

União Africana, Togo e Governo Federal brasileiro realizam encontro que debaterá pan-africanismo, memória, restituição, reparação e reconstrução, entre 29 e 31 de agosto, em Salvador (BA).

POR MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA

O Brasil possui a maior população negra fora da África e acumula duas décadas de políticas voltadas para a promoção da igualdade racial

De 29 a 31 de agosto de 2024, Salvador (BA) sediará a Conferência da Diáspora Africana nas Américas, organizada pela União Africana, governo do Togo, em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado da Bahia, com o apoio da Universidade Federal da Bahia e do Instituto Brasil-África. Este encontro busca fortalecer as raízes africanas ao redor do mundo e estabelecer maior diálogo entre representantes de Estado e da sociedade civil dos países da União Africana e das Américas.

O Brasil, que possui a maior população negra fora da África e acumula duas décadas de políticas voltadas para a promoção da igualdade racial, foi escolhido pelo Alto Comitê Ministerial da União Africana sobre a Década das Raízes Africanas e da Diáspora para sediar este encontro.

Especialistas, pesquisadores, personalidades da cultura, referências de movimentos sociais e outros representantes dos setores público e privado, estarão presentes na capital baiana para discutir pan-africanismo, memória, restituição, reparação e reconstrução. O evento será limitado a participantes convidados da União Africana e das Américas, para o segmento da sociedade civil, nos dias 29 e 30 de agosto, e para o segmento governamental, no dia 31.

A Conferência será uma das etapas preparatórias para o 9º Congresso Pan-Africano, que ocorrerá no Togo de 29 de outubro a 2 de novembro de 2024. Terá como tema “Renovação do Pan-Africanismo e o Papel da África na Governança Global: Mobilizar Recursos e Reinventar-se para Agir”.

A Conferência Diáspora Africana nas Américas é uma oportunidade única para discutir e reafirmar a importância da herança africana e as lutas pela igualdade racial e justiça social.

Palestrantes confirmados:

29/08:

  • Dr. Gnaka Lagoke – Pan-africanismo: Professor assistente de História na Lincoln University, fundador da Africa Alliance for the 21st Century e especialista em conferências internacionais e atividades comunitárias.
  • Dra. Helena Theodoro – Memória: Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Filosofia do IFCS/UFRJ e cátedra Maria Firmina dos Reis no CBAE/UFRJ, com destaque na pesquisa e divulgação da cultura afro-brasileira e dos direitos humanos.
  • Dra. Thula Pires – Memória: Doutora em Direito Constitucional pela PUC-Rio, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito e NIREMA, com foco em temas ladino-amefricanos e afrodiaspóricos.
  • Dra. Barryl Biekman – Reparação e Restituição: Ativista e política formada em Pedagogia pela Rijksuniversiteit Leiden, coordenadora de projetos entre Suriname e Haia e presidente do Landelijk Platform Slavernijverleden.
  • Yolian Ogbu – Reconstrução: Ativista jovem e estudante de Ciência Política e Comunicação na Universidade do Norte do Texas, com ênfase em engajamento cívico entre jovens e mulheres.


Para dúvidas e mais informações: [email protected]
Atendimento exclusivo à imprensa: [email protected]
Assessoria de Comunicação Social do MDHC – (61) 2027-3538
(61) 9558-9277 – WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

Veja Também:  AMSUR: Cinturão e Rota, Brasil e América do Sul
Tagged: ,