Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Lula lança no Rio aliança global contra a fome e a pobreza

Lula lança no Rio aliança global contra a fome e a pobreza

AGENDA POLÍTICA

Por Carmen Munari

O presidente Lula recebe nesta segunda-feira (22/07) no Planalto o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair (1997 a 2007). A visita acontece após o Partido Trabalhista, do qual o ex-primeiro-ministro britânico faz parte, voltar ao poder na Inglaterra.

* Lula participa na terça-feira (23/07) de cerimônia da comemoração de dez anos de atividades do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri (SP). No evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, irá anunciar novos investimentos na UFSCar. O campus Lagoa do Sino foi criado após o presidente Lula ter abraçado o projeto do escritor Raduan Nassar de doar o terreno de sua fazenda para uma universidade.

*Na quarta-feira (24/07) Lula apresenta os princípios da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, diretriz da presidência brasileira no G20. O evento será realizado no Rio, durante a reunião ministerial de desenvolvimento do G20. A iniciativa terá mecanismos de financiamento para que países mais pobres consigam implementar políticas sociais baseadas em experiências bem-sucedidas. Os recursos deverão ser aportados por organismos multilaterais e por países ricos e poderão ser destinados a países mais pobres. O evento ocorre a partir das 11h, no Galpão da Cidadania, sede nacional da ONG Ação da Cidadania.

*No mesmo dia, a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) lançará no Rio o relatório “O estado da segurança alimentar e nutrição no mundo”, conhecido como Mapa da Fome, com dados de 2023.

G20

*Nesta segunda e terça ocorre a reunião ministerial de desenvolvimento do G20, no Galpão da Cidadania, no Rio, que será presidida pelo ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) e terá também a presença dos ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Jader Filho (Cidades) e Anielle Franco (Igualdade Racial). O tema é a busca da redução das desigualdades no mundo e o acesso a água e saneamento.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Termina em 5 de agosto o período para que as convenções partidárias escolham os candidatos a prefeito e vereador que vão concorrer em outubro. Após as convenções, os partidos precisam oficializar os nomes de seus candidatos na Justiça Eleitoral. É feito, então, o registro de candidatura, o que vai permitir que o candidato tenha um número de identificação, faça campanha eleitoral e receba recursos. O prazo para esta regra se encerra em 15 de agosto.

*A partir do dia 16 de agosto começa a propaganda eleitoral geral. Na TV, esse período ocorre entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro. Nos municípios com segundo turno, a propaganda será entre 11 e 25 de outubro.

*O eleitorado apto a comparecer às urnas nas eleições municipais de outubro é de 155,9 milhões, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O número representa aumento de 5,4% em relação às eleições municipais de 2020. Os eleitores de 16 e 17 anos aumentaram 78,1% no comparativo com 2020.

ORÇAMENTO

*A equipe econômica vai decidir nos próximos dias as áreas que serão afetadas pelo congelamento de R$ 15 bilhões, depois da divulgação do relatório bimestral de acompanhamento de receitas e despesas da União. Como o valor é elevado, é possível que todos os órgãos serão afetados, inclusive os Ministérios da Saúde e da Educação.

*A revista britânica Economist publicou na quinta-feira (18/07) editorial criticando a gestão fiscal do atual governo, com o título: “Para interromper a derrocada do Brasil, Lula precisa cortar gastos públicos desenfreados”.

Veja Também:  Programas - de 5 a 13 de setembro

SABESP

*O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, negou nesta sexta-feira (19/07) pedido para suspender a privatização da Empresa Paulista de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Barroso rejeitou uma ação protocolada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para suspender o processo de venda da estatal. Para Barroso, não há “inconstitucionalidade flagrante que justifique a atuação da presidência do Supremo Tribunal Federal em regime de plantão judiciário”. O presidente do STF ainda considerou que paralisar o processo em sua etapa final “poderia gerar prejuízos relevantes ao estado de São Paulo, configurando o grave risco de dano reverso”.

*Na ação, o PT alega que a lei estadual que possibilitou a privatização e atos do Conselho de Administração da Sabesp e do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização descumpriu princípios como o da competitividade e da economicidade. Um dos pontos levantados é o fato de apenas uma empresa ter apresentado proposta ao leilão. Também foi questionado o preço oferecido por ação (R$ 67), que seria abaixo do mercado.

*A fase final de liquidação deve ser concluída nesta segunda-feira (22/07). O processo está sob a relatoria do ministro Cristiano Zanin, mas Barroso está à frente do plantão do Supremo durante o recesso do Judiciário, que vai até 31 de julho. (Agência Brasil)

*Congresso e Justiça em recesso

EUA

Enquanto Donald Trump já foi confirmado como candidato à Presidência dos Estados Unidos (18/07), o presidente dos EUA, Joe Biden desistiu da reeleição e anunciou apoio à vice Kamala Harris. A desistência acontece após pressão de democratas e de aliados de primeira hora — como a ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi e o ex-presidente dos EUA Barack Obama.

*Pesquisa CBS News/YouGov divulgada na quinta-feira (18/07) mostrava que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, liderava com 52% das intenções de voto, enquanto Joe Biden contava com 47%. Em pesquisa Ipsos/Reuters divulgada na terça-feira (16/07), Trump aparecia com 43%, enquanto o democrata tinha 41%. Pesquisas Trump x Kamala podem ser vistas aqui.

*O discurso de Donald Trump, realizado no último dia da Convenção Republicana, na quinta-feira (18/07), foi assistido por 25 milhões de pessoas, segundo dados da Nielsen divulgados pelo Axios.

VENEZUELA

As eleições presidenciais na Venezuela estão marcadas para marcadas para domingo próximo (28/07). Nicolás Maduro concorre a um terceiro mandato. Seu principal adversário é Edmundo González. A confiar nas pesquisas mais recentes feitas pela empresa Consultores 21 e pelo Instituto Delphos, o diplomata Edmundo González, candidato da oposição, tem 60% da preferência dos eleitores venezuelanos, ante uma média de 25% a 28% para o presidente Nicolás Maduro. São pesquisas realizadas em domicílio com mais de 2.000 pessoas e em todas as regiões do país e levam em conta ampla participação popular (Folha de S.Paulo).

Na imagem, o presidente Lula em evento público / Ricardo Stuckert

Tagged: , , , , ,