Moraes adverte techs e enfrenta Telegram
Carmen Munari
Assim como a ampla repercussão que a medida contra o Telegram obteve no Brasil, a Reuters noticiou que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, fez uma advertência severa às principais empresas de tecnologia do mundo nesta quarta-feira, dizendo que não permitiria que elas prejudicassem a democracia do Brasil. Os comentários de Moraes – que incluíram a afirmação de que os gigantes globais da tecnologia “acreditam que nenhuma jurisdição no mundo pode supervisioná-los” – refletem os crescentes debates globais sobre se as empresas estão fazendo o suficiente para policiar suas plataformas. “As grandes plataformas de tecnologia foram desafiadas e serão penalizadas. Elas serão responsabilizadas, para garantir a liberdade de voto do eleitor”, disse Moraes a juízes e servidores públicos que estudam a lei eleitoral, sem citar nomes de empresas específicas. Após seu discurso, Moraes ameaçou suspender e multar o aplicativo de mensagens Telegram em todo o país, a menos que ela cumprisse uma ordem para remover críticas feitas em sua plataforma sobre um importante projeto de lei que busca controlar a disseminação de desinformação on-line.
* Telegram apagou mensagem contra o PL das Fake News após ordem de Moraes
George Santos
Diversos meios de comunicação noticiaram a prisão nos Estados Unidos do deputado republicano George Santos. Os textos não citam que Santos é filho de brasileiros.
O deputado George Santos foi preso nesta quarta-feira sob acusação de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos, no mais recente golpe contra o recém-eleito republicano, que resistiu aos apelos para renunciar por mentir sobre seu currículo, informou a Reuters em sua principal manchete. As acusações a Santos, de 34 anos, envolvem 13 itens, entre eles: fraudar possíveis apoiadores políticos, lavando fundos para pagar suas despesas pessoais e recebendo ilegalmente benefícios de desemprego. Ele também é acusado de fazer declarações falsas à Câmara dos Deputados sobre seus bens, renda e obrigações. Os principais republicanos disseram que esperariam o desenrolar do processo legal antes de tomar outras medidas contra o deputado. “Em conjunto, as alegações acusam Santos de confiar em repetidas desonestidades para ascender aos corredores do Congresso e enriquecer”, disse Breon Peace, procurador dos EUA para o Distrito Leste de Nova York. “É uma caça às bruxas”, disse Santos pouco depois de comparecer ao tribunal em Central Islip, Nova York, para enfrentar as acusações, repetindo uma alegação frequentemente expressa pelo ex-presidente Donald Trump. “Vou lutar minha batalha. Vou cumprir o prometido. Vou lutar contra a caça às bruxas. Vou cuidar de limpar meu nome, e estou ansioso para fazer isso.”
Também em principal manchete, a Associated Press (AP) afirma que Santos ficou famoso por fabricar seu currículo, mas declarou-se inocente das acusações de que enganou doadores, roubou na campanha e mentiu ao Congresso sobre ser milionário, tudo isso enquanto trapaceava para receber benefícios de desemprego que não merecia. Disse que não desistiria de sua candidatura à reeleição, desafiando os apelos para que renunciasse. Santos foi solto nesta quarta-feira sob fiança de 500 mil dólares cerca de cinco horas depois de se entregar às autoridades. Ele pode pegar até 20 anos de prisão se for condenado. A AP cita registros no Brasil que mostram que Santos, quando tinha 19 anos, foi alvo de uma investigação criminal no país em 2008 por alegações de que usou cheques roubados para comprar itens em uma loja de roupas na cidade de Niterói. As autoridades brasileiras disseram que reabriram o caso.
Toronto Sun, The Guardian e Independent publicaram o texto da AP.
Mulheres
O uruguaio La Diaria noticia na seção “Feminismos” que o presidente Lula sancionou três leis que visam abordar, combater e erradicar a violência contra a mulher no país. As três iniciativas foram publicadas em 3 de abril no Diário Oficial da União e estão em vigor desde então. Uma dessas normas estabelece que as delegacias da mulher, que atendem casos de violência de gênero, devem permanecer abertas 24 horas por dia, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, de acordo com o texto oficial. Essas unidades devem fornecer apoio psicológico e jurídico às vítimas.
Zanin
Lula decidiu (sic) que Cristiano Zanin Martins será indicado ao STF, um advogado de longa data que o defendeu nos casos de corrupção apresentados por Sergio Moro e que manteve o líder brasileiro na prisão por 580 dias, noticia “La PoliticaOnline”, da Argentina.
David Miranda
O Washington Post traz extensa reportagem sobre a morte anunciada ontem de David Miranda, ativista brasileiro dos direitos dos homossexuais e ex-deputado que ajudou seu marido, o jornalista Glenn Greenwald, a divulgar informações de documentos confidenciais dos EUA vazados pelo delator Edward Snowden. Greenwald anunciou a morte, que ocorreu um dia antes do 38º aniversário de Miranda. Não foi informada a causa imediata da morte.
Rita
A AP registou que milhares de fãs em luto pela morte da “Rainha do Rock” do Brasil fizeram fila na chuva no início da quarta-feira para se juntar aos parentes de Rita Lee Jones em um velório para a cantora em planetário em São Paulo.
Caças
O Brasil iniciou a produção de caças supersônicos Gripen e tentará exportá-los para a América Latina, informou o jornal uruguaio El Observador. Lula relançou antigo projeto de 2007.
Foto do ministro Alexandre de Moraes: Mateus Bonomi/Anadolu Agency/Getty Images
Jornalista, ex-Folha, Reuters e Valor Econômico. Participei da cobertura de posses presidenciais, votações no Congresso, reuniões ministeriais, além da cobertura de greves de trabalhadores e de pacotes econômicos. A maior parte do trabalho foi no noticiário em tempo real. No Fórum 21, produzo o Focus 21, escrevo e edito os textos dos analistas.