Categoria: Cinema
Liberdade para escolher
Desfecho de ‘Tempestade de areia’ e ‘A voz do Empoderamento’ reforçam a mensagem de que os dias atuais são das mulheres jovens que desafiam poderes masculinos autoritários, costumes antiquados que não se encaixam mais no presente e rituais religiosos cruéis que estão em declínio
Leia maisUma tragédia africana
A ver ‘Beasts of No Nation‘ e refletir na recente estimativa da Unicef apontando para cerca de 300.000 crianças que participam, hoje, em conflitos em todo o mundo
Leia maisCannes 2023 é das mulheres
Em meio a produções de medalhões cinematográficos como Martin Scorsese, Aki Kaurismaki e Pedro Almodóvar, o filme brasileiro de Karim Aïnouz, Firebrand ganhou uma recepção simpática, embora fugaz, mas permaneceu como vistoso competidor da Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes 2023, no último domingo. Um feito que não é pouco visto a
Leia mais‘Pixo’ é arte, é transgressão
Para Cripta, ‘’a arte do ‘pixo’ é libertária e anárquica. ‘’A sociedade se incomoda com a pichação e não se incomoda com coisas muito mais importantes’’, ele diz.
Leia maisO corajoso cinema brasileiro em Cannes
Estimamos que ao menos um dos três cineastas brasileiros de excelência que se encontram na vitrina de Cannes, este ano, ganhe um ramo da palma de ouro maciço
Leia maisQuem quer ser ‘especial’?
‘Fome de sucesso’ é mais um filme atraente vindo do sudeste asiático, de um país anunciado como “uma economia vigorosa”, incluído no pacote de produções orientais compradas pela indústria exibidora de cinema no ocidente
Leia maisA batalha do canabidiol
A linguagem de O outro mundo de Sofia está mais para a de um áudio visual de televisão e pertence menos à cinematografia no sentido estrito da sétima arte. Mas com o seu tema de capital importância neste nosso tempo de imensas mudanças, é uma peça que contribui para aprofundar discussões e debates.
Leia maisO professor e o dedo-duro
São dois filmes que ampliam esse fenômeno em andamento e é foco atual do estudo de especialistas no assunto: a influência do soft power do cinema americano no Brasil, um dos seus principais mercados consumidores, está começando a declinar?
Leia maisO horror do fanatismo em Meshed
Tema principal do iraniano ‘Holy Spider’ é a religiosidade obcecada, nesse caso a da fé muçulmana, o terraplanismo e a perversidade emergentes do fundo do ser adormecido de conservadores em geral hipócritas, criminosos latentes em hibernação
Leia mais